Biscoitinhos de Banana e Aveia

Estes biscoitinhos levam poucos ingredientes na composição e são perfeitos para levar de lanche para a faculdade, escola e trabalho; são ótimos também para o café da manhã e lanche da tarde ♥
Adaptei a receita do site Power Hungry, que o leitor Victor Nunes me enviou como sugestão. Fiz algumas vezes aqui em casa e fui incrementando até chegar neste resultado que compartilho aqui neste post.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de banana nanica amassada (cerca de 2 bananas grandes)
1 xícara (de chá) de aveia em flocos finos
1 colher (de sopa) de óleo vegetal (usei o de coco)
1 colher (de chá) de fermento químico em pó
Canela em pó a gosto (opcional)
1/4 de xícara (de chá) de uvas passas (opcional)
1/4 de xícara (de chá) de castanha do Para picadas (opcional)

  • Preço médio: R$6,00 (incluso o preço das castanhas e uvas passas)

  • Rende cerca de 12 biscoitinhos de 5cm

  • Tempo de preparo: cerca de 25 minutos

  • Pode conter ou não glúten (dependerá da aveia que você utilizar)

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em uma vasilha, coloque a banana amassada, a aveia em flocos finos, o óleo vegetal, o fermento, a canela e misture. Se gostar, adicione as uvas passas e as castanhas picadas. Misture bem, até ficar uniforme.
Coloque esta massa com o auxílio de duas colheres sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, ou forma antiaderente levemente untada, e leve para assar por 20 minutos ou até ficarem bem sequinhos. Remova com cuidado do papel. Está pronto!

Dicas

  • Eu não vejo necessidade, mas caso quiser seu biscoito mais doce, você pode colocar 1 colher de sopa de açúcar mascavo, demerara ou cristal. Para mim, as uvas passas já deixam estes biscoitos bem docinhos.
  • Você pode por só uva passa ou só castanha, ou fazer sem nenhum dos dois.
  • Estes biscoitinhos não ficam crocantes, eles são mais macios. Eles são mais gostosos no dia, mas se sobrar ou se você quiser fazer em maior quantidade, pode guardá-los em um potinho fechado na geladeira por uns 3 dias.
  • Se quiser, ao invés de usar castanha do Pará, você pode usar nozes, amendoim, castanha de caju…

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.