Couve-Flor Assada

Como opção de prato pra ceia do ano novo, estou compartilhando esta couve flor assada, que é bem simples de preparar e fica bem saborosa! ♥ Me inspirei nesta receita do blog The Full Helping, da Gena, pra chegar neste resultado (:

Ingredientes

1 couve-flor média (a que usei tinha 600g)
1/2 colher (de chá) de sal
1/2 xícara (de chá) de tahine (se estiver muito grosso, dilua em um pouco de água quente)
2 dentes de alho picados
2 colheres (de sopa) de suco de limão
1/2 colher (de chá) de sal
1/2 colher (de chá) de páprica defumada ou doce
1/4 de colher (de chá) de açafrão em pó
1/4 de colher (de chá) de cominho em pó
1 colher (de sopa) de azeite
1/3 de xícara (de chá) de farinha de rosca vegana
Cebolinha e amêndoas trituradas para salpicar (opcional)

  • Preço médio: R$15,00

  • Serve em média 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 40 minutos

  • Contém glúten (farinha de rosca)

  • Vegan

Modo de preparo

Corte a base e remova as folhas de uma couve-flor média, a que usei tinha 600g.
Ferva água, coloque 1/2 colher de chá de sal e adicione a couve-flor, de cabeça pra baixo (veja vídeo). Tampe e deixe cozinhar por 5 minutos. Em seguida escorra e reserve.
Pré aqueça o forno a 240ºC.
Em uma vasilha, coloque o tahine, o alho, o suco de limão,  a outra 1/2 colher de chá de sal, a páprica, o açafrão em pó, o cominho, o azeite e misture bem.
Coloque a couve-flor sobre uma assadeira antiaderente levemente untada e passe bem esta pasta sobre toda a superficie dela, e por dentro de alguns buraquinhos também. Depois salpique a farinha de rosca vegana.
Leve pra assar por cerca de 15 minutos ou até a superfície estar levemente corada.
Salpique cebolinha e amêndoas pra servir.
Se quiser, regue com um fio de azeite. Está pronto!

Dicas

  • Se você não conseguiu ver direito por dentro, se tem bichinhos, ou caso tenha receio de servir sua couve-flor com bichinhos em plena ceia, você pode cortar sua couve-flor em 4 partes. Só que procure cortar bem no meio, pras flores ficarem presas no talo central. Inclusive é até uma forma mais legal pra deixar tudo bem temperadinho, pois você tem mais acesso ao interior da couve-flor.
  • Eu gosto de tahine, acho ele bem saboroso, mas se você não gosta, pode usar uma maionese vegana ou requeijão vegano no lugar. Porém, recomendo que sejam os industrializados, pois estes são mais encorpados e têm uma quantidade boa de gordura, que não derretem, não escorrem e ajudam a deixa a couve-flor mais gratinadinha. Se você opter por fazer alguma receita caseira pra passar por cima, tem que ser uma pasta grossa, pra não escorrer.
  • Você também pode fazer um molho branco grosso, como o que eu ensinei aqui.
  • Existe farinha de rosca vegana, basta triturar pão sem ovo e leite já duro. Recomendo que use sobre sua couve-flor, pois ele ajuda a criar uma casquinha bem gostosa.
  • Eu gosto de por estes temperos, mas você pode por outros, pode inclusive por temperos e vinho branco na água do cozimento.
  • Veja outras opções pra sua ceia aqui.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.