Banana Split

Para o vídeo especial do dia das crianças, escolhi a banana split porque é uma sobremesa grande e que chama a atenção, e crianças adoram coisas assim! Esta pode ser considerada a receita mais simples daqui do blog, porque vai apenas 3 ingredientes e basta apenas batê-los. E é uma sobremesa saudável, já que não vai gordura nem açúcar, se você não colocar o chocolate.

Ingredientes

10 bananas nanicas maduras cortadas em rodelas
1 xícara (de chá) de manga madura cortada
1 xícara (de chá) de morangos lavados e picados
Chocolate amargo derretido a gosto – opcional
Castanhas picadas a gosto – opcional
Cerejas ao marrasquino e morango para decorar – opcional

  • Preço médio: R$6,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 20 minutos (preparo) + 6 horas (freezer)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Corte as bananas em rodelas, coloque em uma vasilha com tampa e leve ao freezer por 5 horas ou até as bananas estarem congeladas. Retire do freezer e deixe descansando por 10 minutos antes de bater.
Em um processador, coloque as bananas congeladas e bata até obter um creme uniforme. Coloque metade da quantidade obtida em uma vasilha com tampa e leve ao freezer por cerca de uma hora (para firmar e conseguir modelar as bolas de sorvete).
Divida a quantidade que sobrou para bater com a manga e com o morango, e bata com cada uma destas frutas separadamente. Guarde em potes individuais no freezer por cerca de uma hora para firmar.
Sobre duas bananas, coloque uma bola de cada sorvete, e se quiser, cubra com chocolate derretido e salpique castanhas. Rende até 4 bananas splits.
O meu chocolate derreti no microondas, depois adicionei creme de soja à gosto para amolecer.
Está pronto!

Dicas

  • Você pode montar sua banana split sobre morangos, pêssegos ou outra fruta de sua preferência;
  • Esta receita não precisa de medidas específicas, basta apenas bater as frutas até virar um creme. Só a quantidade de morangos que deve ser meio certinha, pois como eles não são tão carnudos quanto a banana e a manga, corre o risco de não dar liga.
  • Para seu processador ou liquidificador não quebrar enquanto você bate as frutas congeladas, deixe descansando por 10 minutos antes de bater;
  • Você pode consumir seu sorvete logo depois que bateu, mas como ele vai estar meio mole, ficará difícil para montar a banana split, por isso recomendo voltar ao freezer.
  • Além das frutas que usei nesta receita, você pode usar maracujá, pêssego, mamão, kiwi, abacate, até mesmo cacau em pó…
  • Se quiser acompanhamento mais saudável que o chocolate, você pode cobrir com geleia e granola.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.