Barrinha de Cereal de Banana

A barrinha de cereal é um alimento muito prático e saudável para o dia-a-dia. Esta foi a primeira receita que eu fiz, e adorei o resultado! Estas barrinhas não levam açúcar na composição, como muitas industrializadas, a não ser o próprio das frutas, e ficam bem macias e saborosas. A receita é da Lori, do Veganana, que cedeu gentilmente para compartilharmos com vocês. Para quem não conhece o Veganana, lá tem receitas veganas deliciosas! Adoro o trabalho da Lori, e tenho certeza que você vai gostar também. ♥

Ingredientes

1 xícara (de chá) de aveia em flocos grandes
1/4 de xícara (de chá) de quinoa branca crua lavada e escorrida
1/4 de xícara (de chá) de ameixas pretas sem caroço
1/3 de xícara (de chá) de uvas passas pretas
1/2 xícara (de chá) de nozes picadas
2 bananas maduras amassadas com o garfo

  • Preço médio: R$8,00

  • Rende cerca de 6 barrinhas com o tamanho convencional

  • Tempo de preparo: 15 minutos (preparo) + 25 minutos (forno)

  • Contém glúten (aveia)

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, lave a quinoa (veja mais informações na parte de dicas). Escorra a água e em seguida coloque a quinoa em um processador, juntamente com a aveia. Bata e acrescente aos poucos as ameixas sem caroço e continue batendo. A esta altura a massa vai começar a se compactar.
Acrescente metade da quantidade de uva passa, assim como metade da quantidade de nozes picadas; a outra parte destes ingredientes você usará para finalizar a barrinha. Continue batendo. Adicione à mistura as bananas nanicas amassadas, e pare de bater quando a massa ficar homogênea.
Distribua a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga. Coloque as uvas passas e as nozes restantes, apertando levemente para acomodá-las.
Asse em forno médio pré-aquecido por 25 minutos. Retire e espere esfriar completamente para cortar. Está pronto!

Dicas

  • Update: descobri que é importante lavar bem a quinoa e deixar ela um pouquinho de molho. Hoje, depois de lavar, coloco a quinoa em uma vasilha, cubro com água quente e deixo de molho por 2 minutos. Aí escorro, lavo bem mais uma vez para assim utilizá-la.
  • Caso você gostar de uma barrinha mais crocante, bata um pouco menos e deixe a massa um pouco mais fina, procurando olhar o forno lá pelos 15 ou 20 minutos, para esta não queimar.
  • Estas barrinhas duram cerca de uma semana quando guardadas em embalagens bem fechadinhas na geladeira, envoltas por papel manteiga, e um mês quando congeladas!
  • No lugar da quinoa, você pode por flocos de arroz, um pouco de linhaça ou gergelim.
  • Ao invés das nozes, você pode usar amêndoas, castanha do pará, castanha de caju, amendoim…
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.