Bolinho de Chuva Vegano

Bolinho de chuva tem gostinho de infância!! Esta receita fica pronta em poucos minutos e é uma ótima para fazer para o café da tarde! (:
Se quiser uma outra versão, com gostinho de banana, e que não tem erro, dá uma olhadinha nesta receita aqui.

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (de chá) de açúcar cristal
1 colher (de sopa) de sementes de linhaça
1 vidrinho (200ml) de leite de coco – usei industrializado, mas pode usar o caseiro (receita aqui)
1 colher (de sopa) de fermento em pó
3 colheres (de sopa) de açúcar de confeiteiro
Canela a gosto

  • Preço médio: R$5,00

  • Rende em média 35 bolinhos de chuva com cerca de 4cm de diâmetro

  • Tempo de preparo: cerca de 30 minutos

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, bata a linhaça no liquidificador, até triturar bem. Em seguida coloque em um potinho, adicione 3 colheres de sopa de água e deixe descansar por 15 minutos.
Em uma vasilha coloque a farinha de trigo, o açúcar cristal, adicione a mistura da linhaça, o de leite de coco, e misture bem.
Coloque na massa o fermento em pó, e misture até ficar homogênea.
Em uma panela com uma boa quantidade de óleo quente (coloquei até quase metade), frite pequenas porções de bolinhos, tomando cuidado para não queimar.
Misture o açúcar de confeiteiro e a canela,  e polvilhe sobre os bolinhos para servir! Está pronto!!

Dicas

  • Há um tempo estive testando versões veganas para a receita. Usei como base uma receita ovo-lacto que eu sempre fazia, substitui o ovo pela linhaça, e precisava substituir o leite. Fiz testes com o leite de aveia, mas achei que ficou um pouco massudo e pesado. Foi quando pesquisei e achei o leite de coco, testei e me apaixonei!! Ele deixa os bolinhos muito saborosos, parabéns ao blog Cozinha da Bruxa, que foi onde vi esta opção.
  • O leite de coco é um ingrediente um pouco gorduroso, e vi que alguns leitores tiveram alguns problemas com isso. Não cheguei a ter este problema, então não sei se depende da marca, se há alguns leites de coco industrializados mais oleosos que outros… Uma solução é utilizar o leite de coco caseiro, que ensinei aqui no blog. Outra opção, que foi compartilhada por alguns leitores, é colocar um pouco mais de farinha de trigo.
    Adicionar umas duas colheres (de sopa) de amido de milho também deixa o bolinho mais sequinho.
  • Uma opção é rechear os bolinhos com algum doce, como a goiabada, ou com alguma fruta, como morango ou banana!
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.