Bolo de Cenoura Vegano

Aos poucos estou procurando fazer mais receitas doces. Como eu e o Marco gostamos muito de bolo de cenoura, resolvi fazer uma versão vegana. Usei a receita que minha mãe ensinou como base, onde vai ovo, que substitui pela linhaça triturada com água. Pesquisei na internet e 1 colher de sopa de linhaça triturada mais 3 colheres de sopa de água, misturados e depois de 15 minutos podem substituir um ovo. Como na receita original iam 3, substitui pelas 3 colheres de linhaça. Quem não tiver o extrato de soja, pode substituir pelo equivalente em leite de soja ou em outro leite vegetal. Espero que gostem!

Ingredientes

1 cenoura grande picada (cerca de 300g)
3 colheres (de sopa) de semente de linhaça
9 colheres (de sopa) de água
1/2 xícara (de chá) de óleo vegetal
2 colheres (de sopa) de extrato de soja
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (de chá) de água
1 xícara (de chá) de açúcar
1 colher (de sopa) de vinagre branco
1 colher (de sopa) de fermento

  • Preço médio: R$5,00

  • Rende em média uma assadeira de 20cm  x 30cm

  • Tempo de preparo:

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 230ºC. Bata a linhaça no liquidificador até ficar bem triturada e coloque em uma vasilha, acrescentando 9 colheres de sopa de água. Misture e deixe descansar por 15 minutos.
Após este tempo, bata juntamente com esta mistura de linhaça, a cenoura, a água, o extrato de soja e o óleo. Bata até ficar homogêneo.
Despeje a mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de trigo, o açúcar e o vinagre, misture bem, acrescente o fermento e misture novamente.
Unte uma assadeira com óleo e farinha, e coloque a massa. Asse por cerca de 30 minutos ou até estar completamente assado. Para ver se está no ponto, fure com um garfo e se não tiver massa grudada nele, está pronto!
Cubra com o chocolate que preferir! Usamos chocolate amargo derretido!

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.