Bolo de Maracujá Vegano

Bolo de maracujá é uma delícia, tenho boas lembranças de minha infância. A receita que eu conhecia tinha ovo, porém depois de alguns testes cheguei a este resultado!
Agora aqui em casa não pode mais faltar este bolo!
Quem quiser fazer uma cobertura diferente, pode colocar chocolate amargo ou meio amargo derretido, ajuda a quebrar o azedinho do maracujá e combina muito bem!
Vamos à receita?

Ingredientes

2 colheres (de sopa) de linhaça
6 colheres (de sopa) de água
1/2 xícara (de chá) de água
1 xícara (de chá) de polpa de maracujá azedo
1/2 xícara (de chá) de óleo vegetal
1 colher (de sopa) de suco de limão ou vinagre branco
1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 xícara (de chá) de açúcar cristal
1 colher (de sopa) de fermento em pó

Calda:

Polpa de um maracujá grande
1/2 xícara (de chá) de água
1/2 xícara (de chá) de açúcar cristal
1 colher (de sopa) de amido de milho ou polvilho doce

  • Preço médio: R$6,00

  • Serve até 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 55 minutos

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Unte uma assadeira com óleo e farinha (a que uso tem furo no meio e cerca de 20cm de diâmetro) e pré-aqueça o forno a 210ºC.
Prepare a linhaça, ela substituirá o ovo. Bata a linhaça no liquidificador até virar um pó, acrescente 6 colheres de sopa de água e deixe descansando por 15 minutos.
Em seguida prepare o suco, bata a polpa de maracujá com 1/2 xícara de água, em seguida coe.
Em uma vasilha, coloque a linhaça, o suco de maracujá, o óleo, o limão, e acrescente a farinha de trigo e o açúcar, misturando tudo até ficar uniforme. Acrescente o fermento, misturando novamente.
Despeje a massa em uma assadeira com furo no meio e asse até assar completamente, o que levará cerca de 25 minutos a 30 minutos. Evite abrir o forno antes dos 20 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete uma faca, garfo ou palito, que deve sair limpo.
Enquanto o bolo assa, faça a calda. Em uma panela pequena coloque a polpa de um maracujá, a água, o açúcar e o amido de milho, misturando bem e em fogo médio até encorpar.
Despeje sobre a massa e está pronto!

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.