Desde pequena gosto de cozinhar, porém sempre tive dificuldades em fazer massas. Esta receita que minha sogra passou é incrivelmente fácil, que até pessoas com dificuldades, como eu, conseguem fazer! E é um dos melhores pães doces que já provei! Resolvemos adicionar as uvas passas e as frutas cristalizadas para ser nossa receita de Natal. O resultado final foi um pão delicioso e super macio, e que até parece uma guirlanda!

Ingredientes:

Pão:
2 copos de água morna (500ml)
¾ de copo de óleo
1 pacote de fermento biológico seco (10g)
8 colheres (de sopa) de açúcar
1 pitada de sal
Farinha de trigo até dar liga ( fui colocando até a massa ter a consistência desejada, foram mais que 500g e menos de 1kg)

Cobertura:
1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar
1 vidrinho de leite de coco (caso quiser o pão mais sequinho, use apenas metade)
um punhado de uvas passas
um punhado de frutas cristalizadas

Modo de preparo

Em uma vasilha coloque a água, o óleo, o fermento, o açúcar, o sal e adicione a farinha aos poucos até a massa ter a consistência ideal, que é desgrudar do fundo porém continuar elástica (é importante ver o vídeo). Cuidado para a massa não ficar seca nem dura.
Unte uma assadeira (com cerca de 30cm de diâmetro) com óleo vegetal, e com as mãos untadas com óleo faça bolinhas do tamanho da palma da mão e disponha sobre ela, lado a lado para dar o formato de rosca.
Cubra a assadeira com um guardanapo seco e deixe a massa descansar até aumentar, no caso foram 15 minutos.
Asse em forno médio pré-aquecido por 25 minutos ou até dourar.
Enquanto o pão assa, faça a cobertura. Em uma vasilha misture o açúcar, o leite de coco, as uvas passas e as frutas cristalizadas.
Retire a assadeira do forno, mas mantenha-o ligado.  Jogue a cobertura sobre o pão e devolva-o ao forno. Asse até a cobertura secar e cristalizar sobre o pão. Está pronto!!

Preço médio da receita: R$ 9,00
Rendimento médio: serve em média 8 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo:  cerca de 1 hora
Receita Vegana
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.