O quentão é uma bebida típica de festa junina, que leva pinga, gengibre, cravo, canela em sua versão mais conhecida. Existem várias versões da receita, eu costumo fazer sem álcool, tipo um chá e com algumas frutinhas (se não gostar não precisa por, mas aumente um pouco a quantidade de açúcar, pois as frutas são adocicadas).
Nesta receita eu usei o açúcar demerara, mas você pode usar o cristal, o refinado, e acho que até o mascavo fica bom também!
E no lugar do anis estrelado, você pode usar a canela em pau se preferir!

Ingredientes:

1/3 de xícara (de chá) de açúcar demerara
4 unidades de cravo-da-Índia
1 unidade de anis estrelado
1 colher (de sopa) de gengibre ralado
3 rodelas finas (de até 2mm) de limão taiti sem a casca e sem as sementes
2 e 1/2 xícaras (de chá) de água
1/2 xícara (de chá) de abacaxi bem picadinho
1/2 xícara (de chá) de maçã gala (ou fuji) bem picadinhas

Modo de Preparo:

Em uma panela alta ou caneca, em fogo médio, derreta o açúcar até virar uma calda, tomando cuidado para não queimar. Adicione o cravo, o anis, o gengibre, o limão e a água. Adicione também o abacaxi e a maçã e deixe ferver. Depois que começar a ferver, conte 2 minutos e em seguida desligue. Sirva quente e está pronto (:

  • Preço médio: R$3,00
  • Rendimento médio: serve em média duas pessoas
  • Não contém glúten
  • Vegan
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.