Existem várias versões de rabanada: com leite condensado, frita, assada. Depois de vários testes com estas versões, e até mesmo com o condensado de soja, cheguei a este resultado. Esta foi a rabanada mais gostosa que fiz, e minha receita adaptei do site da Sociedade Vegetariana Brasileira, onde frita-se a rabanada em uma calda de açúcar. Fica deliciosa!! Você pode substituir o açúcar demerara por cristal, e polvilhar só canela para servir, já que a calda já deixa a rabanada docinha.

Ingredientes:

2 xícaras (de chá) de leite vegetal – eu usei o leite de amêndoas
1 colher (de chá) de essência de baunilha
2 pães franceses (ou pão vegano de sua preferência)
1/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara
1/2 colher (de chá) de canela em pó
3 colheres (de sopa) de água
2 colheres (de sopa) de óleo vegetal
Farinha de trigo para empanar
Açúcar e canela a gosto para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque o leite vegetal e a essência de baunilha, misture e reserve.
Corte os dois pães franceses em fatias com cerca de 2cm e molhe as levemente no leite vegetal, escorrendo bem para sair o excesso de líquido. Não deixe as fatias muito molhadas, pois elas podem “derreter” quando fritar.
Coloque farinha de trigo em um pratinho, e empane as fatias umedecidas, batendo para tirar o excesso.
Em uma frigideira grande e antiaderente, coloque o açúcar, a canela, a água e o óleo vegetal, misture e deixe ferver. É importante deixar o fogo baixo.
Quando começar a borbulhar coloque as fatias de pão e deixe-as fritando na calda por cerca de dois minutos. virando-as para dourar do outro lado também.
Verifique se os dois lados estão dourados e desligue. Polvilhe com açúcar e canela, ou só canela, a gosto. Está pronto!!

*Se sua frigideira não for muito grande e não couber todas as fatias, repita o processo. Você pode dividir a quantidade dos ingredientes da calda para cara vez que for fazer, e depois acrescentar açúcar na hora de polvilhar; ou fazer as caldas com a mesma quantidade da receita para as duas frigideiras, e polvilhar apenas com canela no final.

  • Preço médio: R$ 3,00
  • Rendimento médio: rende cerca de 10 fatias de rabanada
  • Contém glúten
  • Vegan
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.