Torta de Banana e Chocolate

Banana e chocolate combinam muito e esta receita é um bom exemplo disso! Eu aprendi esta receita no blog NaCozinha, mas adaptei para ficar do meu gosto e vegana.

Ingredientes

Massa:

300g de bolacha maisena vegana (2 unidades daqueles pacotes que vem 3 – veja a parte “dicas”)
1/4 de xícara (de chá) de água
1/4 de xícara (de chá) de óleo vegetal (usei o de girassol)

Recheio:

3 xícaras (de chá) de banana nanica amassada
1/2 xícara (de chá) de açúcar cristal ou demerara
Suco de 1/2 limão (usei o Tahiti)
1/4 de xícara (de chá) de conhaque – opcional
1/4 de colher (de chá) de canela em pó – opcional
150g de chocolate amargo ou meio amargo (sem leite – veja mais em “dicas”)
2 colheres (de sopa) de leite de coco

  • Preço médio: R$11,00 (por causa do chocolate que era mais caro)

  • Serve até 8 pessoas

  • Tempo de preparo: 40 minutos de preparo e 4 horas na geladeira

  • Contém glúten (bolacha)

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC, triture as bolachas até virarem uma farofa e coloque em uma vasilha. Adicione a água, misture e vá colocando óleo aos poucos, até ficar uma massa modelável. Coloque esta massa em uma assadeira com fundo removível e aperte bem, modelando as laterais. Leve para assar por 10 minutos ou até as bordas ficarem levemente coradas e a massa meio dura. Reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque a banana, o açúcar, o suco de limão, o conhaque e a canela em pó. Misture tudo e deixe cozinhar por 15 minutos ou até ficar um doce encorpado. Coloque este doce de banana sobre a massa de bolacha e alise bem.
Derreta o chocolate como preferir (eu derreti o meu no microondas, misturando a cada 30 segundos), adicione o leite de coco e cubra a torta.
Envolva a assadeira com papel alumínio e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir. Está pronto!

Dicas

  • Usei o óleo com a água para substituir a margarina. Você pode usar óleo de girassol, milho, coco, azeite, mas também pode usar a margarina (coloque aos poucos até a massa ter liga – cerca de 4 colheres de sopa já devem ajudar)
  • Guarde na geladeira coberta por papel alumínio por até 3 dias.
  • Você pode salpicar castanhas para servir, eu usei castanha do pará, mas fica muito bom com amendoim torrado e com nozes.
  • É importante apertar bem a massa na assadeira para ela não desmanchar.
  • A minha assadeira tem 26cm de diâmetro, se você usar uma forma média, que não fuja muito disso está bom (:
  • Existem chocolates do tipo meio amargo veganos. Veja esta lista do VegVida, mas sempre confira a lista de ingredientes antes de comprar, pois empresas podem mudar a composição dos seus produtos. Eu geralmente uso da marca Harald Melken pelo custo/benefício (o meio amargo e o dark não têm leite na composição). Não gosto muito de citar marcas, pois infelizmente podem mudar, por isso friso a importância de sempre ler a lista de ingredientes do produto. Tem também o da Cacau Show, mas este é bem mais caro. O chocolate da Harald contém traços de leite, já que foi produzido por uma empresa que faz outros tipos de chocolate, portanto por ser processado no mesmo lugar e equipamentos, pode conter traços – não sendo recomendado para quem tem alergia/intolerância inclusive aos traços. Parece que a Callebaut e a Aro (do Makro) faz chocolates sem traços de leite, porém ainda não consegui comprar para experimentar, mas dizem que é muito bom.
  • Existem bolachas do tipo maisena veganas, dê uma olhada na lista de ingredientes. (Para esta receita usei a marca Bom Preço)
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.