Docinho de Damasco com Coco

Este docinho é super levinho, delicioso e levemente requintado, sendo, assim, ótimo para festas e comemorações! Foi por isso que escolhemos ele para fazer parte do nosso especial de casamento. ♥
Adaptei esta receita do blog Pitadas e Palpites (Veja a receita original aqui), e se você preferir, pode fazer sem o coco, como foi feito lá.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de damasco seco (cerca de 190g)
1 e 1/2 xícara (de chá) de água filtrada
1/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1/2 xícara (de chá) de coco ralado seco e sem açúcar
Cerca de 1 xícara (de chá) de coco ralado para enrolar os docinhos
Forminhas de doces para colocar os docinhos

  • Preço médio: R$ 10,00

  • 40 docinhos pequenos

  • Tempo de preparo: 4 horas (molho) + 20 minutos (preparo) + 1 hora (descanso, para enrolar)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque o damasco em uma vasilha, cubra com a água e deixe de molho por 4 horas. Em seguida, coloque o damasco hidratado e a água em um liquidificador e bata até obter uma mistura uniforme. Misture em uma panela o damasco batido, o açúcar e a 1/2 xícara de coco. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até virar uma pasta mais firme. Mexa sempre para não queimar.
Coloque em um prato e espere esfriar. Com o auxílio de uma colher de chá, pegue porções do doce e enrole bolinhas pequenas. Eu não precisei untar as mãos para enrolar. Passe no coco ralado e coloque nas forminhas.

Dicas

  • Se preferir, use açúcar cristal para enrolar os docinhos; você pode usar também outros confeitos e castanhas trituradas.
  • Guarde na geladeira em um potinho fechado por até 4 dias.
  • Veja outros docinhos veganos (como beijinho, brigadeiro e tortinha) aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.