Enroladinho de Berinjela

Saudável, saboroso e suculento, o enroladinho de berinjela é perfeito para ser servido como entrada ou acompanhamento, tanto no almoço quanto no jantar. Por ser leve, vai bem em qualquer hora do dia. O principal ingrediente que dá sabor à essa preparação é o “parmesão” de castanha, por isso não indico substituí-lo. Ao invés de fazer rolinhos, você pode montar esse prato como uma lasanha também, basta intercalar fatias de berinjela com molho de tomate e recheio de tofu. Vai ficar muito bom também!

Ingredientes

1 berinjela média (250 g)
1 xícara (chá) de tofu drenado e esfarelado (250 g)
1/3 xícara (chá) de molho de tomate (80 ml)
1/4 xícara (chá) de “parmesão” de castanha (25 g) – receita aqui
10 folhas grandes de manjericão
Sal e azeite de oliva a gosto

  • Preço médio: R$8,00

  • Rende cerca de 13 unidades

  • Tempo de preparo: 25 minutos (preparo) + 25 minutos (forno)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Lave a berinjela e corte em fatias finas no sentido do comprimento. Salgue os dois lados das fatias e disponhas lado a lado sobre uma peneira com um recipiente embaixo por cerca de 15 minutos. Essa etapa serve para retirar o excesso de água e o amargor da berinjela, além de deixar ela mais flexível para formar os rolinhos sem quebrar.
Enquanto espera a berinjela, prepare o recheio. Pique as folhas de manjericão finamente e coloque em um recipiente. Adicione o tofu e o “parmesão” de castanha. Misture bem até ficar homogêneo. Experimente e adicione mais sal a gosto, se necessário.
Lave as fatias de berinjela e seque bem pressionando com um pano de prato limpo. Coloque a quantidade desejada de recheio na ponta de cada fatia e enrole. Disponhas em uma travessa com as pontas virada para baixo. Se o enroladinho estiver abrindo com facilidade, espete um palito de dente para mantê-lo fechado.
Despeja o molho de tomate por cima e regue com azeite de oliva a gosto. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos. Sirva ainda quente.

Dicas

  • Para drenar o tofu, retire ele da água que o conserva e envolva com um pano de prato limpo e seco. Coloque um peso sobre ele por cerca de 15 minutos. Retire o pano e esfarele o tofu com as mãos ou com um garfo.
  • Se você preferir, sirva esses enroladinhos regado com mais azeite de oliva e polvilhado com “parmesão” de castanha e folhas de manjericão.
  • A travessa utilizada para assar tem 22cm X 12cm.
  • Você pode substituir o manjericão pela erva que preferir, como orégano, alecrim ou sálvia.
  • Para enrolar a berinjela com mais facilidade, você pode assar as fatias depois de dessalgadas e secas no forno preaquecido a 180 °C por cerca de 10 minutos.
Designer gráfico por formação e vegetariano por convicção. Criou o blog Tempero Alternativo para compartilhar informações sobre como podemos tornar a relação homem-comida-meio ambiente mais harmoniosa possível, sem deixar de lado o prazer, é claro. Compartilhando receitas simples e gostosas, que valorizam os alimentos de origem vegetal, integrais, orgânicos e produzidos localmente.