Estrogonofe de Salsicha de Soja

Esta receita é muito fácil de fazer, pois não precisa temperar as salsichas de soja, diferentemente da proteína de soja. Ela já vem meio temperadinha de fábrica, diferentemente da pts que não tem tempero algum, nem sal, então basta apenas um molho bem feitinho que fica uma delícia!
Se quiser usar creme de leite de soja ou leite de coco no lugar, pode por, use em quantidade a seu gosto. Caso quiser fazer cachorro-quente, é só não acrescentar o leite de aveia. Você também pode fazer o contrário, caso tenha um molho para cachorro-quente, e sobrou, faça este estrogonofe!
Pode ser usado também como recheio de tortas. O único problema é que a salsicha de soja ainda é um ingrediente um pouco caro, mas de vez em quando dou um jeitinho de comprar, não é? (:

Ingredientes

2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
4 colheres (de sopa) de azeite
1 pacote de molho pronto
2 xícaras (de chá) de salsicha de soja cortada em rodelas
1 xícara (de chá) de leite de aveia
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
1 colher (de sopa) de mostarda amarela
1 pitada de açúcar
Sal a gosto
Pimenta a gosto

  • Preço médio: R$14,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 45 minutos

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Leite de Aveia:
Caso não tiver o leite de aveia pronto, sugiro que reserve meia hora antes do preparo da receita para fazê-lo. É simples, eu fiz meia receita! Deixe 1 xícara (de chá) de aveia em flocos de molho em 2 xícaras (de chá) de água filtrada. Em seguida bata no liquidificador, e depois coe. Pode ser guardado na geladeira por até 3 dias.

Descongele as salsichas caso precisar (algumas marcas vendem elas congeladas, outras vendem em lata). Para descongelar eu costumo ferver água e assim que ela estiver borbulhando coloco as salsichas ainda congeladas. Espero elas ficarem levemente macias e desligo. Cuidado para não deixar as salsichas fervendo por muito tempo, pois podem amolecer demais, e como ainda vão cozinhar no molho, basta apenas que elas estejam no ponto de serem cortadas.
Corte as salsichas em rodelas com cerca de 1 cm e reserve.
Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite, até dar uma leve douradinha. Acrescente o molho de tomate, uma pitada de açúcar (para quebrar a acidez do molho), e tempere com sal a gosto. Se quiser, pode colocar mais temperos como orégano e manjericão.
Coloque as salsichas no molho e deixe ferver, quando começar a borbulhar acrescente a mostarda, o leite de aveia, tempere com pimenta do reino a gosto, e adicione o cheiro verde picado, misture e desligue. Está pronto!

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.