Hambúrguer de Grão-de-bico

O hambúrguer de grão-de-bico é muito nutritivo, saboroso e crocante, inclusive pode ser preparado com farinha sem glúten. Você pode preparar em grandes quantidades, congelar e depois servir com refeições, saladas e lanches! ♥
Receita adaptada do blog Loving it Vegan.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
2 colheres (de sopa) de azeite
3/4 de xícara (de chá) de cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebolinha e salsinha picadas
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
2 colheres (de sopa) de suco limão
1/2 colher (de chá) de páprica defumada ou picante
1/4 de colher (de chá) de cominho
Sal a gosto
Farinha de aveia, de arroz ou de trigo (branca ou integral) para dar liga (geralmente uso cerca de 1/4 de xícara)

  • Preço médio: R$5,00

  • Rende cerca de 6 unidades

  • Tempo de preparo: 8h (molho do grão-de-bico) + 25 min (preparo) + 30 min (freezer)

  • Pode conter ou não glúten (depende da farinha utilizada)

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque o grão-de-bico cru em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8h.
Escorra, lave, coloque em uma panela de pressão e cubra com dois dedos de água. Cozinhe por cerca de 10 minutos depois que pegar pressão ou até os grãos estarem macios.
Escorra bem e coloque em um processador ou liquidificador potente. Use a tecla pulsar para triturar, mas deixe alguns pedacinhos. Coloque em uma vasilha e reserve.
Em uma panela, o azeite e refogue a cebola picada e o alho picado até ficarem levemente dourados. Coloque tudo na vasilha, juntamente os outros temperos (cebolinha e a salsinha picadas, orégano desidratado, suco de limão, páprica defumada ou picante, cominho). Tempere com sal a gosto e misture bem.
Adicione farinha de aveia, de arroz ou de trigo até obter uma mistura modelável. Nessa receita usei cerca de 1/4 de xícara de farinha de aveia.
Modele hamburgueres e coloque sobre uma assadeira antiaderente levemente untada. Regue os hambúrgueres com azeite e asse em forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos. Vire os hambúrgueres e asse por mais 10 minutos ou até ficarem douradinhos.
Para fritar, leve os hambúrgueres modelados ao freezer por pelo menos meia hora, para firmarem.
Frite em um fio de azeite até ficarem douradinhos dos dois lados, evitando mexer muito. Se quiser, coloque sobre papel toalha pra secar o excesso de óleo.
Sirva como preferir, eu fiz um lanche com guacamole, alface, tomate, pepino e cebola.
Está pronto!

Dicas

  • Se você quiser preparar hambúrgueres fritos, recomendo que coloque eles no freezer por um tempinho pra ficarem mais firmes, já que estes de grão-de-bico são mais delicados. Evite mexer muito e, se possível, modele eles com o tamanho da sua espátula, pra ficar mais fácil de virar.
  • Os temperos são a gosto, mas lembre-se que quanto mais temperos você por, principalmente azeite, vinagre e limão, mais farinha seu hambúrguer vai pedir. Dessa forma, o sabor do grão-de-bico não ficará tão presente.
  • Você pode congelar seus hambúrgueres pra ter sempre a mão. Veja dicas aqui.
  • Servi meus lanches com guacamole, mas você pode fazer outras pastinhas e maioneses, como essas aqui.
  • Veja outros hambúrgueres veganos aqui.
  • Veja como fazer um delicioso salgado de hambúrguer (hamburgão) aqui.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.