Leite de Amendoim

O leite de amendoim é um leite vegetal super saboroso, nutritivo e mais barato que o de amêndoas. Depois de testar algumas receitas de leite de amendoim, compartilho com vocês a que mais me agradou. Ela foi criada no laboratório de engenharia agrícola da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), e a matéria completa, informações sobre este nutritivo leite vegetal você encontra aqui.
O leite de amendoim pode ser obtido de diversas maneiras, ele pode ser feito como o de amêndoas, deixado de molho e batido, só que achei que ficou com um gosto um pouco amargo, forte, ficou com gosto de amendoim cru… Achei que ele cozido ficou bem mais leve.
Outra opção é tostar o amendoim e em seguida batê-lo com água, como nesta receita da Raquel, do Dica Veggie (veja aqui). Ele fica super saboroso, apenas não é tão neutro quanto o não tostado; o sabor do amendoim fica mais acentuado (não que isso seja ruim), por isso indico mais para tomá-lo ou usá-lo em preparações mais doces, como bolos e cookies.

Ingredientes

1 e 1/2 xícaras (de chá) de amendoim cru e com casca
1 litro de água filtrada

  • Preço médio: R$ 3,00

  • Rendimento médio: 1 litro

  • Tempo de preparo: 12 h (molho) + 25 min (preparo)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Lave os amendoins, use uma peneira para isso, e coloque-os em uma vasilha; cubra com água e deixe descansando por 12 horas. Escorra e lave rapidamente.
Coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo médio até ferver. Quando ferver, desligue e deixe descansando por 5 minutos.
Escorra, lave rapidamente e bata em um liquidificador com 1 litro de água filtrada até ficar uniforme. Coe em uma peneira fina e está pronto!

Dicas

  • Recomendo o uso de xícaras e colheres medidoras para a quantidade ficar mais precisa. É bem baratinho e vende em lojas de 1,99. A xícara que eu uso tem 240ml e a colher 15ml.
  • Compre amendoim de boa procedência, com selo pró amendoim.
  • O leite de amendoim pode ser tomado puro, batido com frutas, ou pode ser usado na preparação de pratos, tanto salgados quanto doces. Você pode adicionar essência de baunilha (1/2 colher de chá) para aromatizar.
  • Este leite dura fechadinho na geladeira por até 5 dias. Guarde de preferência em vasilha de vidro esterilizada.
  • Como o resíduo do leite de amendoim tem o gosto mais forte que o de amêndoas (eu não consegui comer ele cru, temperadinho..), eu costumo assar ele no forno até ficar levemente torrado, não contei ao certo, mas acho que foram 15 minutos. Aí salpico este amendoim em pães, dá para fazer os cookies que ensinei aqui e também pode ser comido como petisco.
  • Reaproveite a água que você usou para o preparo do leite de amendoim para aguar plantas.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.