Maionese de Alho

Esta maionese de alho é um ótimo acompanhamento para petiscos, pães, saladas! É uma receita rápida e versátil! Você pode temperá-la com o que quiser, seja tomate seco, ervas, cebola, azeitonas.
Alguns leitores fizeram com leite de aveia, amendoim, amêndoas no lugar do de aveia e compartilharam que deu certo.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de leite de soja gelado
1 dente de alho sem o miolo
1 colher (de sopa) de vinagre branco
Sal a gosto
Óleo vegetal até dar ponto

  • Preço médio: R$3,00

  • Serve em média 8 pessoas

  • Tempo de preparo:

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em um liquidificador coloque 1 xícara de chá de leite de soja bem gelado, não adocicado, 1 dente de alho sem o miolo, para o sabor ficar mais suave, uma colher de sopa de vinagre branco e tempere com sal a gosto.
Bata bem em velocidade alta, e vá acrescentando o óleo vegetal aos poucos, não se assuste, maionese vai bastante óleo mesmo! Coloque um fio fino ao centro do liquidificador e bata constantemente, sem parar.
Conforme a mistura for encorpando, vá diminuindo a velocidade do liquidificador. É importante que seu liquidificador tenha mais que duas velocidades para dar certo, pois é preciso bater bem rápido e ir diminuindo até dar o ponto correto.
Quando as lâminas começarem a patinar, vai ser a hora de desligar. Está pronto!

Update: a leitora Paula Roberta compartilhou aqui nos comentários uma dica muito boa para colocar menos óleo e não perder o ponto. No caso, ela sugeriu usar 1 batata cozida.
Eu coloquei uma batata inglesa cozida e amassada, mas já em temperatura ambiente, pra bater junto com o leite. Bati bem e depois fui colocando o óleo aos pouquinhos e, de fato, foi bem menos óleo mesmo!
O gosto da batata é muito sutil e depois que adicionei um punhado de salsinha e cebolinha ele sumiu completamente.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.