“Maionese” de Inhame

Esta “maionese” de inhame é muito levinha e saudável, pois não precisa de tanto óleo como algumas maioneses tradicionais (e sim azeite). É uma opção bem prática para o dia a dia, para se ter sempre na geladeira, pois é fácil de fazer e pode ser servida de diversas formas (com pães, torradas, saladas e lanches, por exemplo). Usei como base esta receita que vi na página Dama Fitness, do Facebook.

Ingredientes

300g de inhame cru picado (ou 1 e 1/2 xícara de inhame cozido)
4 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de sopa) de suco de limão
1 dente de alho pequeno
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

  • Preço médio: R$3,00

  • Rende cerca de 1 xícara (240ml) de “maionese”

  • Tempo de preparo: cerca de 25 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Cozinhe o inhame cru como preferir. Seja na água ou no vapor. Eu cozinho na água da seguinte forma: uso uma panela com antiaderente alta, coloco água e deixo ferver em fogo médio. Depois coloco o inhame descascado e picado e deixo ferver em fogo baixo até ficarem macios e uma faca atravessá-los com facilidade. (Dica: evite usar panelas baixas ou com muita água, pois a água do inhame sobe muito rápido)
No final, estas 300g vão se tornar 1 e 1/2 xícara de inhame cozido.

Coloque estes inhames cozidos no liquidificador, adicione o azeite, o alho (de quiser, retire o miolo), o suco de limão, e tempere com sal e pimenta a gosto. Bata tudo até ficar uniforme e caso for necessário, coloque um pouco mais de azeite.
Ela pode ser servida em temperatura ambiente, mas se deixar na geladeira por 2 horas ficará ainda mais gostosa. Está pronto!

Dicas

  • Você pode adicionar mostarda, azeitona, tomate seco ou salsinha picada pra temperar esta “maionese”.
  • Se preferir, pode fazer sem o dente de alho, para a “maionese” ficar mais neutra (mas eu gosto com ele). Inclusive é uma opção para passar no pão, no café da manhã.
  • Esta receita rende pouco mais de uma xícara. Para guardar, coloque em um pote fechado e deixe na geladeia por até 4 dias. (Não testei deixar por mais tempo, mas em 4 dias ainda estava boa para o consumo)
  • Se você quiser ver outras receitas de maioneses e patês, dê uma olhadinha neste post aqui. Tem receitas para todos os gostos, como a maionese de abacate, a de rúcula, a de tofu e a de couve-flor.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.