Manjar de Coco (com Leite de Coco Caseiro)

Sempre tem manjar de coco nas festas de Natal e Ano Novo da minha família, por isso eu associo muito este doce a esta época do ano. Esta receita é feita com leite de coco caseiro e o manjar fica com o sabor de coco super delicado e levinho, não é enjoativo e fica bem equilibrado com a calda.

Ingredientes

Manjar

7 colheres de sopa de amido de milho com 1 xícara de água (pode ser em leite de coco caseiro ou de amêndoas)
3 xícaras (de chá) de leite de coco caseiro (veja como fazer aqui)
6 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal (se quiser mais doce acrescente 1 ou 2 colheres a mais de açúcar)
1 xícara (de chá) de resíduos de leite de coco ou coco ralado fresco
Uma pitada de sal

Calda

250g de ameixas secas sem caroço
1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
2 xícaras (de chá) de água
Uma unidade de canela em pau

  • Preço médio: R$8,00

  • Serve em média 8 pessoas

  • Tempo de preparo:

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Misture o amido de milho com a água e reserve.
Em uma panela, coloque o leite de coco caseiro, o açúcar demerara ou cristal, os resíduos de leite de coco ou coco ralado fresco, a mistura de amido com água e uma pitada de sal. Misture e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 10 minutos, até virar um mingau grosso. Mexa sempre para não empelotar. Desligue e reserve.
Unte bem com óleo uma assadeira média com um furo no meio e coloque o creme da panela. Deixe esfriar por pelo menos uma hora e em seguida cubra com plástico e leve a geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.
Para fazer a calda: coloque em uma panela as ameixas secas sem caroço, o açúcar demerara ou cristal, a água e uma canela em pau. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo até virar uma calda. Mexa de vez em quando.
Coloque em uma vasilha e deixe esfriar, em seguida tampe e leve à geladeira para servir junto com o manjar.
Passe uma faca nas laterais da assadeira com cuidado, para ficar mais fácil de desenformar o manjar. Desenforme ele sobre um prato e cubra com a calda.
Está pronto!

Dicas

  • Este manjar fica meio escurinho assim porque além de usar o açúcar demerara, eu bato o coco com a casquinha marrom para fazer o leite de coco caseiro. Se você quiser ele branquinho é só tirar esta casca.
  • Na calda, no lugar da canela você pode por umas 3 ou 4 unidades de cravo-da-Índia ou uma de anis estrelado. Se gostar, você também pode adicionar um pouquinho de conhaque, fica bem gostoso.
  • Se preferir um manjar cremoso, para servir em tacinhas, não precisa colocar as 7 colheres de amido de milho, apenas 3 já bastam.
  • Caso quiser seu manjar com um sabor mais forte de coco, você pode fazer com leite de coco industrializado também.  Esta receita abaixo também dá super certo:
    • Em uma vasilha misture 8 colheres de amido de milho com 1 xícara de leite de coco caseiro (pode ser de amêndoas ou soja) e coloque em uma panela. Adicione 1 vidro de leite coco industrializado (200ml), 1 xícara de coco ralado, 3 xícaras de leite de coco caseiro (ou de amêndoas ou soja), 6 colheres de açúcar e uma pitada de sal. Cozinhe em fogo médio por 10 minutos até obter um creme. Em seguida coloque na forma untada e espere esfriar. Aí é só repetir o procedimento do manjar com leite de coco caseiro.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.