Ovo de Páscoa Vegano

A Páscoa sempre foi uma época um pouco complicada para veganos e intolerantes/alérgicos à lactose. Pesquisei receitas para sugerir para a data, e resolvemos que o ovo de Páscoa seria a melhor receita mesmo. Como não tenho muita experiência com doces, pedi ajuda à uma expert daqui de Bauru, Paula Maria, da Sugar Love. Espero que gostem!

Updade: depois de alguns meses que este vídeo saiu, descobri a importância da temperagem do chocolate, que até então não sabia. Dá certo sem fazer, porém fica muito melhor quando feita. O ovo fica mais firminho e não fica derretendo com facilidade nem quando entra em contato com as mãos. Você pode temperar seguindo as orientações da embalagem do chocolate, ou aprenda no I Could Kill For Dessert, ou no Prato Fundo, e tem também a receita da Gabi, do Cozinha para 1, que também super fácil.

Ingredientes

1 kg de chocolate amargo
200 gramas de creme de leite de soja
2 colheres (de sopa) de glucose (xarope de milho)
6 gotas de essência de amêndoas para chocolate
Formas para ovos de páscoa – a minha era de 1kg

  • Preço médio: R$35,00

  • Rende 1 kg de ovo trufado, metade da forma (Serve cerca de 6 pessoas)

  • Tempo de preparo: cerca de 4 horas

  • Pode conter ou não glúten (depende dos ingredientes utilizados)

  • Vegan

Modo de preparo

Tempere o chocolate, conforme foi orientado na introdução deste post.
Pique 500 gramas de chocolate amargo em pedaços menores e derreta em banho maria até amolecer.
Passe com o auxílio de uma colher ou pincel na forma de ovo e preencha todos os espaços. Coloque na geladeira por 5 minutos, retire e faça outra camada. Volte novamente à geladeira e retire também depois de 5 minutos. Faça a última camada e coloque no freezer.
Enquanto o ovo está no freezer, prepare a trufa.
Derreta os outros 500 gramas de chocolate na mesma vasilha e acrescente 200 gramas de creme de leite de soja. Misture bem e adicione duas colheres de sopa de glucose e 6 gotas de essência de amêndoas para chocolate. Misture novamente e deixe descansar na geladeira por 3 horas.
Retire o ovo cuidadosamente da forma e recheie com a trufa.
Decore como preferir e está pronto!
Outra opção é rechear com mousse de maracujá. (Bati no liquidificador 1 lata de leite condensado de soja, 1 caixinha de creme de leite de soja e um maracujá médio). Sirva gelado (:

Dicas

  • Existem chocolates do tipo meio amargo veganos. Veja esta lista do VegVida, mas sempre confira a lista de ingredientes antes de comprar, pois empresas podem mudar a composição dos seus produtos. Eu geralmente uso da marca Harald Melken (o meio amargo e o dark não têm leite na composição), pelo custo/benefício. Não gosto muito de citar marcas, pois infelizmente podem mudar, por isso friso a importância de sempre ler a lista de ingredientes do produto. Tem também o da Cacau Show, mas este é bem mais caro. O chocolate da Harald contém traços de leite, já que foi produzido por uma empresa que faz outros tipos de chocolate, portanto por ser processado no mesmo lugar e equipamentos, pode conter traços – não sendo recomendado para quem tem alergia/intolerância inclusive aos traços. Parece que a Callebaut e a Aro (do Makro) faz chocolates sem traços de leite, porém ainda não consegui comprar para experimentar, mas dizem que é muito bom.
  • Veja o que são traços de leite aqui.
  • Veja outras opções para a Páscoa aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.