Pizza Vegana de Frigideira

Essa receita fica muito gostosa e é super prática. Como a massa não precisa crescer e é assada direto na frigideira, fica pronta em poucos minutos.

Ingredientes

Massa

1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de água (colocar aos poucos a quantidade necessária)

Recheio

350 ml de tofupiry (1 receita)
1 xícara de brócolis cozido cortado em floretes pequenos
1 xícara de milho verde
2 tomates picado
Manjericão a gosto
Orégano a gosto

  • Rende cerca de 4 pizzinhas

  • Tempo de preparo: 30 minutos

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma tigela misture a farinha e o sal. Acrescente metade da água e misture com as pontas dos dedos até a mistura ter aspecto de uma farofa grossa. Acrescente o óleo e o restante da água aos poucos (é provável que você não use toda a água).
Vá misturando com as mãos e sentindo o ponto da massa, que é quando ela está macia, fácil de amassar, mas não grudenta. Evite acrescentar mais farinha. Se estiver dura, molhe as mãos e continue amassando. Se tiver tempo, deixe descansar por 10 minutos para a farinha absorver a água.
Sove a massa por alguns minutos, fazendo movimento com as mãos de abrir e dobrar a massa sobre ela mesma. Esse processo garante que a massa fique mais macia.
Faça um rolinho com a massa e corte com uma faca em 4 partes iguais. Abra a massa com um rolo em discos fininhos em bancada enfarinhada e deixe na própria bancada enfarinhada até o momento de irem para frigideira.
Leve uma frigideira para aquecer em fogo médio, coloque a massa e vá apertando bem com uma espátula. Algumas bolinhas vão começar a se formar. Quando já estiver começando a ficar dourada por baixo, vire, desligue o fogo e monte a pizzinha, passando o tofupiry e colocando os legumes.
Ligue o fogo novamente em temperatura baixa, tampe para abafar a massa assar e esquentar o recheio, o que é rapidinho. Apenas se lembre de não deixe muito tempo na frigideira, senão a massa vai ficar dura. Coloque o manjericão e o orégano e sirva quentinha. Está pronto!

Dicas

  • Se você não for comer todas as pizzinhas de uma vez, é só passar na frigideira dos dois lados, tomando cuidado para não assar demais, porque ela vai voltar para o fogo depois, empilhar uma a uma em um prato e cobrir com uma tampa para que não ressequem. Depois de frias, guarde em um saquinho. E quando for usar, aqueça em fogo baixo de um lado, do outro, recheie e tampe para aquecer por completo, tomando cuidado para não queimar.
  • Você pode fazer a massa com farinha integral (metade farinha branca e metade farinha integral), que fica muito bom!
  • Você pode usar molho de tomate por baixo do tofupiry, mas fica um pouco difícil de espalhar com a colher.
  • O recheio pode ser substituído pelos ingredientes da sua preferência, mas o tofupiry combina muito bem com essa receita.

Vegana pelos animais, cozinheira por paixão e comilona de carteirinha, deixou seu diploma de engenharia civil de lado para mergulhar de cabeça no universo da culinária vegana. É autora do blog Vita Nutrire e também de um canal no YouTube, onde compartilha suas experiências culinárias e ainda ataca de fotógrafa e produtora de vídeos.