Rocambole de Proteína de Soja

Estava procurando uma receita bacana para fazer para as festas de final de ano. Optei por fazer este rocambole, pois ele leva ingredientes fáceis de serem encontrados e porque fica com uma aparência bonita e suculenta para a ceia.
Adaptei esta receita do site Tomate Cru, e adicionei alguns temperos que gosto e recheei com o que eu tinha aqui em casa.
Este rocambole pode ser o prato principal da sua ceia, acompanhado apenas de salada, arroz, e talvez uma maionese.Você pode usar a farinha de trigo branca, mas achei que ficou melhor com a integral. E no tempero pode colocar cebola, curry, alecrim… O recheio você também pode fazer do seu jeito, mas opte por aqueles que não são muito molhados, porque podem acabar encharcando a massa e atrapalhando na hora de fechá-la.

Ingredientes

3 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
2 xícaras (de chá) de proteína de soja miúda
1 colher (de sopa) de vinagre branco
1 pacote (cerca de 68g) de creme de cebola
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1/4 de xícara (de chá) de aveia em flocos finos
1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral – se não ficar com a liga adicione mais, aos poucos
2 colheres (de sopa) de azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite para regar

Recheio:

1 xícara (de chá) de purê de batata bem temperadinho
1/2 xícara (de chá) de cenoura ralada
1/2 xícara (de chá) de couve manteiga picada

Molho:

1 pacote de molho de tomate pronto
1/2 xícara de água para o molho não ficar muito grosso
alho, cebola, cheiro verde, manjericão, sal a gosto.

  • Preço médio: R$10,00

  • Serve em média 4 pessoas como prato principal

  • Tempo de preparo: 1h10min

  • Contém glúten

  • Vegan

Preparo da proteína de soja

Eu costumo deixar a proteína de soja de molho em água (o dobro) em temperatura ambiente até ficar macia, em seguida lavo bem e espremo para tirar o máximo possível de água. Nesta receita é muito importante que a proteína não esteja muito molhada, porque pode implicar na liga da massa do rocambole.

Modo de preparo

Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue o alho, acrescente a cebola picada e refogue mais um pouco. Acrescente a proteína de soja hidratada e bem espremida, o vinagre branco e tempere com sal a gosto. Refogue por 5 minutos e adicione o creme de cebola e o orégano, misturando bem para espalhar o tempero. Se gostar adicione pimenta do reino a gosto.
Espere esfriar por 15 minutos e adicione a aveia em flocos finos, a farinha de trigo integral e o azeite. Misture bem e aperte a massa com as mãos. Ela estará no ponto quando estiver bem grudadinha, caso necessário adicione mais farinha se ficou muito úmido, ou mais azeite, se ficou muito seco, mas sempre aos poucos.
Pré-aqueça o forno.
Em uma superfície coberta com filme de PVC distribua a massa apertando bem para não correr o risco de abrir. Recheie com o que você preferir, eu usei o purê de batata, cenoura e couve manteiga.
Enrole cuidadosamente o rocambole com o auxílio do plástico, apertando levemente para firmar bem.
Em uma travessa coloque 2 conchas do molho, disponha o rocambole e cubra com o restante do molho.
Asse em forno médio por 25 minutos ou até o rocambole estar completamente assado.
Regue com azeite para servir! Está pronto!

Molho:

Prepare o molho da maneira que você preferir.
Eu costumo refogar 2 dentes de alho, meia cebola picada em um fio de óleo. Adiciono o molho, a água, tempero com sal a gosto e uma pitada de açúcar, e quando começa a borbulhar adiciono os temperos, e desligo.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.