Salada de Grão-de-bico, Cogumelos e Batatas

Esta salada é bem diferente, gostosa, temperadinha e colorida! Eu gosto muito da combinação dos ingredientes e até quem não é muito fã de grão-de-bico adora. Esta é uma versão vegana de uma salada que minha tia Elisa faz e sempre teve no Natal da minha família. Então pra mim, é uma salada com “gostinho de Natal”. Na receita dela tem bacalhau, porém o meu era feito sem ele, e pra esta receita adicionei os cogumelos.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
2 batatas inglesas médias
200g de cogumelos Paris limpos fatiados
1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
1/2 xícara (de chá) de cebola roxa bem picada (ou alho-poró)
1/2 xícara (de chá) de azeitonas pretas picadas
1 xícara (de chá) de ervilhas congeladas (já descongeladas)
Suco de 2 limões Tahiti grandes (cerca de 1/3 de xícara)
1/4 de xícara (de chá) de azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino moída a gosto

  • Preço médio: R$14,00

  • Serve até 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 8 horas (molho) + 40 minutos (preparo) + 4 horas (geladeira)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque o grão-de-bico cru em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas (o molho não só ajuda a deixar o grão-de-bico mais macio, como também ajuda a eliminar os fitatos).
Escorra, lave e coloque na panela de pressão. Cubra com 2 dedos de água e deixe cozinhar em fogo médio por 5 minutos depois que pegar pressão e desligue. Escorra e, se quiser, retire as cascas (remover as cascas auxilia na digestão). Reserve.
Cozinhe 2 batatas médias como preferir. Cozinhei na panela de pressão, em fogo médio, cobertas por dois dedos de água por cerca de 6 minutos depois que pegou pressão. A faca deve atravessar as batatas com facilidade. Retire as batatas com cuidado, descasque quando estiverem mornas e pique em cubos grandes. Reserve.
Em uma frigideira antiaderente e em fogo médio, refogue os cogumelos Paris já limpos e fatiados em um fio de óleo ou azeite, até a água que liberarem secar, o que vai levar cerca de 8 minutos. Reserve também.
Em uma vasilha grande, coloque o grão de bico cozido, as batatas, as ervilhas, os cogumelos, adicione a salsinha picada, a cebola roxa, as azeitonas e misture delicadamente.
Tempere com suco de limão (geralmente uso o que sugeri na lista de ingredientes), com azeite (também uso a quantidade sugerida), e com sal e pimenta a gosto.
Misture mais uma vez e delicadamente. Leve para a geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.
Está pronto!

Dicas

  • Esta receita não tem erro. Você pode temperar com o que quiser, com mais ou menos do que eu sugeri nos ingredientes. Tudo pode ser conforme o seu gosto.
  • Eu gosto desta salada deste jeito, mas você pode por cenoura ralada, usar alho-poró no lugar da cebola roxa, pode por tomatinho cereja, usar azeitonas verdes no lugar das pretas.
  • Esta salada pode ser feita um dia antes da ceia, se você quiser já deixar ela pronta por questões de praticidade.
  • Guarde na geladeira por até 3 dias em um pote fechado.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.