Salada de Grãos de Trigo

Como opção de salada para o nosso especial de Natal, resolvi compartilhar uma versão diferente de tabule, que é feita com os grãos de trigo. A textura dos grãos é muito gostosa e você pode temperar esta salada do jeito que quiser. ♥

Ingredientes

1 xícara (de chá) de grãos de trigo
1 litro de água ou caldo de legumes
2 tomates sem sementes picados
1 pepino japonês picado
1 cenoura pequena ralada
1/2 cebola roxa média picada
Salsinha, cebolinha e hortelã picadas a gosto (coloco cerca de 1 xícara dos 3 misturados)
1/2 xícara (de chá) de uvas passas
1 dente de alho bem picado
2 colheres (de chá) de gengibre ralado
Suco de limão tahiti (uso cerca de 2 limões)
Sal, pimenta e azeite a gosto

  • Preço médio: R$6,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 12 horas (molho) + 1 hora (preparo) + 3 horas (descanso)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma vasilha, os grãos de trigo e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave e coloque em uma panela, juntamente com um litro de água ou caldo de legumes. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 45 minutos ou até os grãos estarem macios. Se precisar, adicione mais água. Escorra e coloque em uma vasilha.
Adicione os tomates picados, o pepino picado, a cenoura ralada, a cebola roxa picada, as uvas passas, o alho, o gengibre, acrescente salsinha, cebolinha e hortelã picadas a gosto, e tempere com suco de limão, sal, pimenta e azeite a gosto.
Misture bem e, se quiser, leve à geladeira por 3 horas antes de servir. Está pronto!

Dicas

  • É importante que você deixe os grãos de molho, não só pra deixar eles mais macios, como também pelas questões nutricionais e pra facilitar a digestão. Veja mais informações aqui.
  • Os grãos de trigo são a base desta salada, e você pode adicionar os ingredientes e temperos que quiser. Pode por maçã, damasco, rabanete, azeitonas, alho poró. Pode usar limão siciliano ou laranja no lugar do limão tahiti. Pode colocar amêndoas, nozes ou castanhas na hora de servir. Pode até reaproveitar o bagaço que sobra do leite de amêndoas nesta receita.
  • Recomendo que consuma esta salada no dia, pois os ingredientes vão estar mais frescos e gostosos, mas se não der, guarde na geladeira em um pote fechado por no máximo 2 dias.
  • Veja outras opções de pratos para a sua ceia aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.