Refogado de Vagem com Proteína de Soja

Aprenda a preparar uma receita bem gostosa e fácil para o dia-a-dia. Caso não gostar muito de vagem, pode usar cenoura no lugar, ralada ou em cubinhos pequenos. (: Caso não quiser usar a soja, pode refogar a vagem sozinha, ou colocar lentilha ou grão de bico (já cozidos, mas em ponto firme, não desmanchando), fica muito bom também!

Ingredientes

2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
1 xícara (de chá) de proteína texturizada de soja média
2 xícaras (de chá) de vagem picada em rodelas finas
2 colheres (de sopa) de pimentão bem picadinho
1 colher (de sopa) de suco de limão ou vinagre branco
1/3 de xícara (de chá) de cheiro verde (salsinha e cebolinha) picado
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto

  • Preço médio: R$3,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 25 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, hidrate a proteína de soja da maneira que você preferir. Eu coloquei a minha em um potinho, cobri com o dobro de água e deixei descansando até ela ficar macia (cerca de 10 minutos). Lavei para tirar um pouco do gosto forte, em seguida espremi bem para tirar toda a água.
Lave e pique todos os ingredientes conforme a descrição.
Em uma panela antiaderente e em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até dourar. Adicione a proteína de soja, o vinagre ou suco de limão e tempere com sal a gosto. Adicione o pimentão e refogue por cerca de 5 minutos ou até a proteína de soja ficar levemente dourada. Acrescente a vagem picada, mexa um pouco para misturar com a proteína de soja, abaixe o fogo e tampe a panela. Mexa de vez em quando para não queimar. Deixe cozinhando até a vagem estar macia, o que levará cerca de 5 minutos. Adicione o cheiro verde picado, tempere com pimenta a gosto, misture e desligue o fogo. Regue com um pouco de azeite. Está pronto!

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.