Torta Aberta de Legumes

Esta receita de torta aberta é bem fácil de preparar, leva poucos ingredientes, e que a gente geralmente tem na despensa, e é ótima forma para servir legumes. ♥

Ingredientes

1 xícara (de chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (de chá) de farinha de trigo branca
1/2 colher (de chá) de sal
1/3 de xícara (de chá) de azeite ou óleo vegetal
Água gelada (nesta receita, pra estes tipos de farinha, vai cerca de 1/3 de xícara)
600g de recheio (usei a mistura japonesa da D’aucy – 2 pacotes)

  • Preço médio: R$7,50

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 1 hora e 20 minutos

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque a farinha integral, a farinha de trigo branca, o sal e misture. Adicione o azeite ou óleo vegetal, misture e acrescente água gelada aos poucos, até obter uma massa uniforme e modelável (nesta receita vai cerca de 1/3 de xícara).
Embrulhe a massa em um plástico filme e leve à geladeira por pelo menos meia hora.
Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Você vai precisar de cerca de 600g. Como opção mais prática e rápida eu escolhi refogar com o alho e  a cebola da D’aucy, que podem ser utilizados diretamente na panela e não precisam ser descongelados. Eu usei 3 colheres de sopa de cebola e 1 colher de sopa de alho.
Ainda como uma opção mais prática e rápida, eu usei a mistura japonesa da D´aucy, que tem a cenoura e cenoura amarela, ervilha em vagem, brócolis e cebola fatiada. Tempere com sal a gosto, refogue por 2 minutos e reserve.
Preaqueça o forno a 210ºC.
Abra essa massa com o auxílio de um rolo entre duas folhas de papel manteiga. Sua massa deve ficar do tamanho do papel, com mais ou menos 2mm de espessura.
Disponha essa massa aberta sobre uma assadeira forrada com uma das folhas do papel manteiga, espalhe duas colheres de sopa de molho ou extrato de tomate e adicione o recheio no centro, evitando as laterais. Se seu recheio estiver aguado, retire o excesso de água, pois pode danificar a massa.
Feche a torta com o auxílio do papel, modelando as laterais, e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até ela ficar durinha e levemente corada embaixo. Coloque raminhos de tomilho por cima pra servir e está pronto!

Dicas

  • Essa massa fica bem saborosa, crocante e não precisa do fermento.
  • Você pode fazer esta receita só com farinha branca e só com farinha integral, mas eu prefiro fazer com as duas farinhas misturadas.
  • Com esta massa, você pode fazer uma torta grande ou dividir e fazer unidades menores.
  • Você pode fazer e temperar o recheio da forma que preferir, contanto que use os 600g indicados e não use um recheio muito aguado, para não danificar a massa.
  • Como outras sugestões de recheio, você pode fazer um refogado de brócolis, de espinafre, de cogumelos, pode até fazer um creme com milho ou espinafre, só que mais grossinho. Esta torta fica deliciosa com recheios cremosos (:
  • Os vegetais da D´aucy não possuem conservadores nem aditivos. O único conservante usado é o frio, que é 100% natural. Além disso, quanto mais rápido o congelamento, melhor, e os legumes da D´aucy são congelados em até 4 horas depois de colhidos, o que acaba preservando melhor o sabor, textura e nutrientes deles. E eles não precisam ser descongelados, como eu fiz nesta receita.
  • Para ver mais informações sobre congelamento, dê uma olhadinha no blog Prático Saudável.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.