Almôndegas de Abobrinha e Couve-flor

Esta receita é dedicada aos nossos leitores celíacos, que são aqueles que têm intolerância ao glúten. Sempre aparecem comentários de pessoas pedindo receitas sem glúten e sem soja, resolvi juntar todos os pedidos e fiz esta receita de almôndegas!

Ingredientes

2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
1/2 xícara (de chá) inhame sem casca e picado em pedaços menores
2 xícaras (de chá) de abobrinha brasileira picada
2 xícaras (de chá) de flores de couve-flor bem picadinhas
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Amido de milho “maizena” para dar liga ( usei um pouco mais de 1 xícara- veja consistência no vídeo, não use muito para não ficar seca e forte)
Sal a gosto
Azeite a gosto

  • Preço médio: R$7,00

  • Rende cerca de 30 almôndegas com 2cm de diâmetro

  • Tempo de preparo: 30 minutos (preparo) + 1h (forno)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, lave os ingredientes. Descasque o inhame e pique tudo conforme a descrição.
Cozinhe o inhame picado em 1 e 1/2 xícara de água. Quando os pedaços estiverem macios, retire-os da água e amasse até virar um purê, reserve.
Em uma panela coloque o alho e a cebola picada e refogue em um fio de óleo até dourar. Acrescente a abobrinha picada e as flores de couve flor bem picadinhas (usei as florzinhas, reaproveite os talos para sopas e saladas). Tempere com sal a gosto e refogue até ficarem macios. Desligue e acrescente o cheiro verde picado e o inhame.
Coloque a mistura em uma vasilha e adicione amido de milho até dar liga (eu usei um pouco mais de uma xícara), e espere esfriar para enrolar.
Unte uma assadeira (se você tiver uma assadeira antiaderente, use-a) e coloque um pouco de óleo nas mãos. Enrole bolinhas não muito grandes, para não ficar cru por dentro.
Asse em forno médio (cerca de 210ºC) pré-aquecido por meia hora. Depois disso, retire a assadeira do forno e regue com um pouco de azeite (esta fase é importante para a almôndega não ficar muito seca), devolvendo novamente ao forno por mais meia hora ou até assar bem.
Sirva como preferir: como petisco, com molho. Está pronto!

Dicas

  • O inhame ajuda a dar liga, aprendi esta dica através da receita de salsicha vegana do Web à Milanesa, que por sinal é deliciosa!
  • Para a couve-flor, procure usar as flores apenas, reaproveite os talos e “galhinhos” em saladas e caldos (:
  • Caso não tiver amido de milho, pode usar a farinha de trigo (se você não for celíaco), coloque até dar liga.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.