Berinjela Recheada com Proteína de Soja

Estas berinjelas recheadas, além de saborosas, são super fáceis de fazer!
Esta receita serve bem duas pessoas como prato principal, acompanhada apenas de uma saladinha ou de refeição, ou quatro pessoas como acompanhamento.

Ingredientes

2 berinjelas médias
1 xícara de proteína de soja texturizada
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (de sopa) de pimentão picado
4 colheres (de sopa) de azeitona picada
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
1 xícara (de chá) de tomate picado
Sal a gosto
Azeite a gosto
Pimenta do reino a gosto

  • Preço médio: R$6,50

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 45 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Corte as berinjelas no meio, no sentido do comprimento, retire toda a polpa mas guarde, já que esta servirá como recheio.
Em uma vasilha com um litro de água, coloque uma pitada de sal, 1 colher de sopa de vinagre branco, coloque as metades das berinjelas e deixe de molho por 15 minutos para tirar o amargor.
Pique a polpa da berinjela em pedaços menores e faça o mesmo processo, deixe de molho em 1 litro de água com uma colher de vinagre.
Hidrate a proteína de soja e escorra bem quando ela estiver macia. Eu costumo hidratar com o dobro de água, em seguida lavo e escorro.
Pique todos os ingredientes.
Em uma panela refogue o alho em um fio de óleo, em seguida acrescente a cebola, refogue, e adicione a proteína de soja e o pimentão. Tempere com sal a gosto e refogue mais um pouco. Adicione as azeitonas picadas e o tomate picado, refogue um pouquinho e adicione a polpa da berinjela picada, refogando até ela ficar macia.
Adicione o cheiro verde picado, corrija o sal se necessário e desligue. Finalize com um fio de azeite e tempere com pimenta a gosto.
Escorra as metades das berinjelas e disponha elas sobre uma assadeira forrada com papel alumínio. Regue com um fio de azeite e distribua o recheio sobre elas.
Asse em forno médio por cerca de 20 minutos ou até as berinjelas estarem macias.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.