Creme de Milho Vegano

Aprenda a preparar um delicioso creme de milho com leite de aveia!
Como disse em alguns posts, não sou muito fã do leite de soja, só uso em receitas doces e quando sei que o gosto vai ficar bem disfarçado. Para receitas salgadas estou usando muito o leite de aveia, ele é super versátil, e o melhor: pode ser feito em casa e é super baratinho!

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (de chá) de água filtrada
1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos
2 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1/4 de xícara (de chá) de pimentão amarelo picado – opcional
1 e 1/2 xícaras (de chá) de milho (Cerca de 2 espigas grandes)
1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
1 colher (de sopa) de margarina vegetal (ou azeite, leite de coco, creme de soja) – opcional
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

  • Preço médio: R$ 3,00

  • Serve em média 4 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 45 minutos

  • Contém glúten (a não ser que use uma aveia sem glúten)

  • Vegan

Modo de preparo

Prepare o leite de aveia. Coloque a aveia e a água dentro de um liquidificador, e deixe descansando por meia hora, em seguida bata até ficar uma mistura homogênea e coe.
Devolva esta mistura ao liquidificador e adicione 1/2 xícara de milho. Bata e reserve.
Em uma panela antiaderente, refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados, acrescente o pimentão picado, deixando refogar até ele ficar macio. Acrescente o restante do milho (1 xícara), tempere com sal a gosto e refogue. Adicione a mistura do liquidificador e a salsinha picada e deixe cozinhar por uns 3 minutos, misturando sempre para não queimar. Se quiser, adicione margarina vegetal para dar cremosidade.
Tempere com pimenta a gosto, e está pronto!

Dicas

  • Se quiser usar milho em lata, use 1/4 da lata para bater no liquidificador e deixe os outros 3/4 para refogar.
  • Receita atualizada em 24/02/2015. Editei a receita antiga, publicada em janeiro de 2014, na qual sugeria usar aveia em flocos finos para não precisar coar, e consequentemente manter mais nutrientes no creme de milho. Aqui em casa fiz com a aveia em flocos finos e nunca tive problema, porém alguns leitores sim. Aparentemente a espessura e tamanho dos floquinhos de aveia pode variar de lugar para lugar, tanto que pessoas tiveram problemas e seus cremes de milho ficaram muito grossos. Atualizei esta receita, para que o leite de aveia, inclusive o de flocos finos, seja coado. Um abraço e peço desculpas por qualquer coisa!
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.