Este escondidinho é super fácil de fazer e fica muito saboroso!
Caso não gostar de proteína de soja, você pode usar de recheio legumes refogados, brócolis, palmito, carne de jaca, ou o que preferir!

Dicas

– Uso xícaras e colheres medidoras nas receitas, para as medidas ficarem mais precisas! A xícara tem 240ml, enquanto uma colher de sopa tem 15ml.
– Procure amassar a mandioca enquanto ela estiver morna/quente, depois ela fica dura.
– Eu prefiro o recheio mais sequinho, caso quiser ele mais molhado, adicione molho de tomate a gosto!
– Depois que o creme de mandioca estiver pronto, você pode esquentar o recheio, para cobrir com o creme e servir, ou colocar o recheio, cobrir com o creme, esquentar no forno ou microondas.

Ingredientes:

Creme de mandioca

400g de mandioca ou 3 xícaras (de chá) de mandioca cozida e amassada
1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos
2 e 1/2 xícaras (de chá) de água
1 colher (de chá) de sal
2 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada

Recheio

3 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1 e 1/2 xícara (de chá) de proteína de soja texturizada hidratada e escorrida
1 colher (de sopa) de suco de limão ou vinagre
1 colher (de chá) de orégano – opcional
1 pitada de cominho – opcional
2 colheres (de sopa) de molho ou extrato de tomate (se quiser seu recheio mais molhado, adicione mais molho a gosto)
Azeitonas picadas a gosto
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado

Modo de Preparo:

Antes de tudo, cozinhe a mandioca. Coloque os pedaços descascados em uma panela de pressão, cubra com 3 dedos de água e leve para cozinhar por 30 minutos depois que pegar pressão em fogo médio.
Em uma panela em fogo médio com um fio de óleo, refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente a proteína de soja hidratada e escorrida, o suco de limão, tempere com sal a gosto e refogue por cerca de 5 minutos. Tempere com o que preferir, eu usei orégano e cominho, misture. Adicione as azeitonas picadas, o molho de tomate, misture e acrescente o cheiro verde picado, misturando novamente. Desligue.
Em um liquidificador, coloque a aveia e a água e deixe descansando por 30 minutos. Bata até ficar uniforme (cerca de 15 segundos) e adicione o sal, a mandioca cozida e amassada e bata até obter um creme o mais uniforme possível. Caso estiver difícil de bater, auxilie com uma colher.
Coloque um fio de óleo em uma panela em fogo médio, e refogue o alho e a cebola até ficarem dourados. Adicione o creme do liquidificador e cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo sempre. Experimente, caso sentir necessidade, adicione mais sal.
Esquente o recheio, coloque-o em uma vasilha e cubra com o creme de mandioca. Salpiquei alho torrado para servir. Está pronto!

  • Preço médio da receita: R$5,00
  • Rendimento médio: serve até 4 pessoas
  • Contém glúten
  • Vegan
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.