Estrogonofe de Palmito

Hoje vou compartilhar com vocês uma opção deliciosa e prática de prato principal, que pode ser servido em festas, como o casamento. Dando continuidade ao nosso especial de casamento, resolvi fazer este estrogonofe, pois é uma receita fácil (e você pode repassar para o buffet reproduzir), que rende bastante, e que basta arroz, batata palha e salada para acompanhar.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de aveia em flocos
2 xícaras (de chá) de água filtrada
4 dentes de alho bem picados
1/2 xícara (de chá) de cebola bem picada
300g de palmito picado (um vidro) – usei o pupunha
100g de cogumelos champignon fatiados
2 xícaras (de chá) de molho de tomate
1/2 xícara (de chá) de água
2 colheres (de sopa) de mostarda amarela
1 xícara (de chá) de salsinha picada
Sal a gosto

  • Preço médio: R$ 16,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 45 minutos

  • Contém glúten (neste caso a aveia, a não ser que você compre uma marca sem glúten)

  • Vegan

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque a aveia e a água e deixe de molho por meia hora. Bata por um minuto e em seguida coe. Reserve.
Coloque um fio de óleo em uma panela em fogo médio, e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente o palmito e o champignon, tempere com sal a gosto e refogue rapidamente por alguns minutos. Adicione o molho de tomate, a água, a mostarda e misture. Corrija o sal se necessário, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente o leite de aveia e misture bem. Adicione a salsinha picada, misture e desligue. Está pronto!

Dicas

  • Se preferir, use creme de leite de soja ou leite de coco no lugar do leite de aveia. Não use muito leite de coco, pois o gosto dele é marcante e pode deixar o estrogonofe forte.
  • Aqui no blog temos receita de estrogonofe de grão-de-bico (receita aqui), de berinjela (aqui), de pts (aqui), de salsicha de soja (aqui).
  • Você pode adicionar mais tipos de cogumelos, como shiitake, paris…
  • Eu usei aqueles molhos de tomate vendidos em recipientes de vidro, que são mais saudáveis que os de pacote. Mas você pode usar caseiro ou os de pacote ou os de lata.
  • Guarde na geladeira por até 3 dias. O estrogonofe pode ser congelado também.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.