Falafel

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de bolinhos de grão de bico temperados, que são muito queridos por vegetarianos e veganos! Esta versão da receita faz parte da playlist Menos de 20 dos parceiros da Tastemade Brasil, veja a playlist aquiPara esta playlist, o pessoal tinha que fazer receitas com ingredientes que custassem no máximo 20 reais. Escolhi o falafel, pois é um prato vendido por preços altos em alguns restaurantes, só que pode ser feito em casa por bem menos e a receita ainda rende bastante.

Ingredientes

Falafel:

1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru (ou cerca de 2 xícaras de chá de grão-de-bico cozido)
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara (de chá) de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
1 colher (de chá) de pimenta do reino com cominho
1 colher (de chá) de sal
2 colheres (de sopa) de azeite
1/3 de xícara (de chá) de amido de milho ou farinha de trigo
Cerca de 2 e 1/2 xícaras (de chá) de óleo para fritar

Molho de Tahine:

1 dente de alho sem o miolo bem amassado
3 colheres (de sopa) de tahine
2 colheres (de sopa) de água
1 colher (de sopa) de suco de limão
Sal a gosto

  • Preço médio: R$5,00

  • Rende cerca de 20 unidades

  • Tempo de preparo: 8h (molho – grão-de-bico) + 35 minutos (preparo) + 30 minutos (geladeira) + 20 minutos (fritar)

  • Não contém glúten (se usar amido de milho)

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque o grão-de-bico, cubra com 3 xícaras de água e deixe de molho por cerca de 8 horas. Escorra a água e coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão, juntamente com 4 xícaras de água. Deixe cozinhando por 20 minutos depois que começar a chiar e escorra. (O grão-de-bico precisa ficar macio, para ser batido e virar uma pasta; se sua panela estiver bem vedada, provavelmente cozinhará em menos tempo, em 10 ou 15 minutos).
Coloque o grão-de-bico cozido e escorrido em um processador e bata até ele ficar bem triturado (veja o vídeo). Coloque esta pasta grossa em uma vasilha e reserve.
Novamente no processador, bata a cebola, o alho, o cheiro verde, a pimenta com o cominho, o sal, o azeite até virar uma pasta uniforme. Misture este tempero com o grão-de-bico e em seguida adicione a farinha de trigo ou amido de milho e misture novamente. Cubra com plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Em uma panela, esquente o óleo. Para ver se ele está no ponto de fritura, jogue um palito de fósforo e quando ele acender, ele estará no ponto.
Passe um fio de óleo nas mãos, modele bolinhas com cerca de 2,5 cm de diâmetro e achate-as levemente. Frite-as de duas em duas até ficarem bem douradinhas. Evite mexer muito para não desmanchar. Coloque os falafel (falaféis?) fritos em um papel toalha para absorver o excesso de óleo. Sirva quente e como preferir! Eu montei um lanche com pão sírio, alface, vinagrete e molho tahine.

Molho de tahine:

Retire o miolo do alho e amasse-o. Misture com o tahine, a água, o limão e o sal. Se preferir, adicione mais temperos!

Lanche:

Corte um disco de pão sírio ao meio, coloque o vinagrete do seu gosto, adicione folhas de alface, falafel a gosto e cubra com o molho tahine.

Dicas

  • Uso xícaras e colheres medidoras nas receitas, para as medidas ficarem mais precisas! A xícara tem 240ml, enquanto uma colher de sopa tem 15ml!
  • Você pode congelar! É só colocar os bolinhos em uma assadeira untada ou com papel manteiga e levar ao freezer por cerca de uma hora, ou até estrem bem durinhos. Retire com cuidado, coloque em um saquinho plástico ou vasilha fechada para guardar. Ficou bom por 3 semanas, acho que aguenta até mais!
  • Você pode assar! Coloque as unidades de falafel em uma assadeira bem untada e asse em forno pré-aquecido a 210ºC por cerca de 50 minutos, virando-os na metade do tempo para assar dos dois lados. Só achei que ele ficou mais ressecado e menos crocante que o frito, mas ficou bom também!
  • Você pode adicionar os temperos que preferir, pode usar coentro, manjericão, hortelã, acrescentar limão… Só tome cuidado para não ficar muito úmido, senão você precisará compensar com farinha ou amido de milho.
  • Eu prefiro meu falafel com alguns pedacinhos de grão-de-bico, por isso bati ele primeiro e por pouco tempo. Caso você preferir ele mais uniforme, bata o grão-de-bico junto com o tempero até virar uma pasta bem uniforme, para depois adicionar o amido de milho ou farinha.
  • Caso não tiver um processador, não tem problema! Você pode usar um liquidificador bom, cozinhar bem o grão-de-bico para ficar mais fácil de bater e ir auxiliando com uma colher.
  • Caso abrirem na hora de fritar, adicione mais farinha ou amido de milho no restante da massa (que deve ter ficado úmida demais).
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.