Pimentões Recheados com Arroz com Lentilha

Aprenda a preparar pimentões recheados com arroz, que são super fáceis de fazer e ficam bem lindos!

Ingredientes

1/2 xícara (de chá) de lentilhas
3 dentes de alho
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1 xícara (de chá) de arroz parboilizado
3 xícaras (de chá) de água
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Sal a gosto
4 pimentões bem grandes

  • Preço médio: R$7,00

  • Rende cerca de 4 pimentões grandes recheados (o rendimento vai depender do tamanho dos seus pimentões)

  • Tempo de preparo: 8 horas (molho lentilha) + 30 minutos (preparo) + 30 minutos (forno)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque a lentilha em uma vasilha, cobra com o dobro de água e deixe descansar por 8 horas. Escorra, lave e reserve.
Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até dourar. Acrescente a lentilha, tempere com uma pitada de sal e refogue por cinco minutos. Adicione o arroz parboilizado lavado e refogue por alguns minutos. Acrescente a água e deixe cozinhar até ficar macio (caso necessário acrescente mais água).
Desligue, acrescente o cheiro verde picado e misture. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 210ºC, corte as tampinhas dos pimentões e remova as sementes. Para tirar as sementes do interior do pimentão, eu lavo com água corrente e esfrego as laterais com os dedos.
Coloque um fio de azeite e uma pitadinha de sal em cada pimentão, esfregue com os dedos e preencha com o arroz. Use as tampinhas dos pimentões para fechá-los (ver vídeo). Regue com azeite e leve para assar por 30 minutos ou até os pimentões estarem levemente murchos. Está pronto!

Dicas

  • Você pode usar qualquer uma das 3 cores de pimentão, mas recomendo o amarelo e o vermelho por serem mais leves que o verde.
  • Você pode adicionar cenoura ralada, azeitonas, usar proteína de soja no lugar da lentilha, ou mesmo fazer o recheio de proteína de soja e lentilha que usei no tomate recheado (receita aqui).
  • Eu usei o arroz parboilizado, porque gosto mais e acho ele mais firme que o agulhinha. Caso optar pelo agulhinha, só colocaria um pouco menos de água, e caso necessário acrescentaria mais depois. Já se você quiser usar arroz integral, sugiro cozinhar a lentilha e o arroz separadamente, misturar e depois rechear os pimentões, pois os tempos de cozimento são bem diferentes.
  • Por serem recheados com arroz e lentilha, são um prato completo, então aqui em casa sirvo apenas acompanhado de salada!
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.