Rolinho Primavera

O rolinho primavera é uma delícia, uma pena que é um pouco complicado de fazer. Pesquisei bem, fiz testes e cheguei à esta receita, que mais me agradou e chegou perto do verdadeiro. O recheio é uma adaptação do tradicional de lombo suíno e  frango. Substituí por carne de soja e shiitake. Tem gente que costuma usar a massa de pastel pra fazer o rolinho, e também é possível achar a massa própria em alguns supermercados e lojas de produtos orientais. Resolvi entender o porque do rolinho primavera ser caro nos restaurantes, mesmo a massa sendo simples. O motivo é: dá trabalho! hehe. Usei óleo de gergelim na receita, é um pouco caro, mas dá muito sabor aos pratos orientais e saladas, recomendo ter um no armário. Espero que gostem da receita!
Aprenda a fazer o molhinho agridoce com a Gi, do Receitas de Minuto aqui!

Ingredientes

Massa:

4 e 1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de sal
4 xícaras (de chá) de água bem gelada

Recheio:

4 colheres (de sopa) de óleo de gergelim (se não tiver pode usar o de soja ou mesmo azeite)
1 cebola média picada
1/2 xícara (de chá) de shiitake picado
1 xícara (de chá) de moyashi
1 xícara (de chá) de cenoura ralada
1 xícara (de chá) de repolho picado
4 colheres (de sopa) cheiro verde picado
1/2 xícara (de chá) de proteína de soja texturizada
Shoyu e sal a gosto

  • Preço médio: R$9,00

  • Rende cerca de 12 unidades

  • Tempo de preparo: 1h15min

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma frigideira (de preferência grande e antiaderente, para evitar o uso de óleo, já que os rolinhos serão fritos depois) coloque uma camada fina de massa, usei cerca de 3 colheres de sopa, e deixe uniforme, como uma panqueca.
(Se você tiver pincel de uso culinário, você pode usá-lo para pincelar a massa na frigideira, para deixar o rolinho mais fininho.)
Espere a massa desgrudar da frigideira, a massa ficará mais transparente. Frite uma a uma e reserve.
Para fazer a colinha, misture 1 colher de sopa de farinha de trigo com 2 colheres de sopa de água, até formar uma mistura homogênea.

Recheio:

Hidrate o shiitake e a carne de soja em água, separados, se quiser pode colocar um pouco de curry e shoyu na água da carne de soja. Em uma panela média, refogue a cebola, em seguida acrescente o shiitake e a carne de soja já hidratados e sem a água (procure espremer eles bem, especialmente a proteína de soja, para não ficar esponjosa). Acrescente a cenoura, em seguida o repolho e o moyashi, tempere com sal e shoyu (se quiser, coloque um pouco da água com shoyu e curry usados na hidratação da carne de soja) e acrescente a cebolinha. Desligue o fogo e reserve.

Para montar:

Antes de por o recheio na massa, esprema este para tirar um pouco do líquido, para evitar encharcar a massa. Enrole os rolinhos, colocando as partes laterais para dentro, ele precisará ficar fechado, o ideal seria usar duas massas pra envolvê-lo. Rende menos rolinhos, porém ficam com mais camadas, crocantes, e correm menos risco de rasgarem na fritura. Passe um pouco da colinha para colar as bordas. Em uma panela média, coloque uma quantidade de óleo que cubra o tamanho do rolinho e mais um dedo acima. Frite um a um quando o óleo estiver quente, até ficarem dourados.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.