Salpicão Vegano

Dando continuidade ao nosso especial de Natal, neste post vou ensinar um salpicão vegano, que foi uma receita bastante pedida por aqui. Além de delicioso e fácil de fazer, é uma ótima opção de acompanhamento para a ceia!

Ingredientes

1 xícara (de chá) de cenoura ralada
1/2 xícara (de chá) de maçã verde picada
1/2 xícara (de chá) de milho em conserva
1/2 xícara (de chá) de salsão bem picado
1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
1 xícara (de chá) de cubinhos de batata cozidos
1 xícara (de chá) de ervilha
1/2 xícara (de chá) de uva passa
1 xícara (de chá) de carne de jaca desfiada (opcional – veja como preparar aqui)
1/2 xícara (de chá) de maionese vegana (usei esta de alho aqui)
1 colher (de sopa) de mostarda
Suco de meio limão
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Sal e pimenta moída a gosto
Batata palha (opcional)

  • Preço médio: R$8,00 (contando a batata palha)

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo:

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Lave e pique os ingredientes conforme a descrição. Também cozinhe os cubinhos de batata em água quente até atravessar uma faca com facilidade. Para preparar o salsão, retirei a casca com uma faca e depois piquei bem.
Em uma vasilha grande, coloque a cenoura ralada, a maçã verde picada, o milho, o salsão, a azeitona picada, os cubinhos de batata cozidos, a ervilha, a uva passa e se quiser acrescente a carne de jaca desfiada.
Adicione a maionese vegana de sua preferência, a mostarda, o suco de limão, a salsinha e cebolinha picadas e tempere com sal e pimenta moída a gosto. Misture bem, cubra com um plástico e leve a geladeira por pelo menos duas horas antes de servir.
Coloque em uma travessa bonita e se quiser salpique batata palha por cima. Está pronto!

Dicas

  • Neste salpicão eu usei a “carne” de jaca, mas você pode fazer sem, usar nata de soja desfiada (gosto muito da que a Goshen vende), tofu defumado desfiado ou castanha de caju no lugar dela.
  • Esta receita não tem erro, você pode colocar mais ou menos dos ingredientes, depois é só acertar o tempero.
  • Eu usei a maionese de alho que ensinei aqui no canal, mas você pode usar outra, seja ela comprada pronta ou caseira. Aqui no blog temos esta de castanha de caju (veja aquiensinei junto com a receita de salada de macarrão) e a de tofu (veja aqui), que também podem ser usadas no preparo deste salpicão.
  • Guarde na geladeira por no máximo 3 dias, bem fechadinha em um pote, e de preferência sem a batata palha, pois ela murcha.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.