Seitan ao Molho Madeira

Os parceiros da Tastemade Brasil fizeram um sorteio entre si e recebemos o blog Fotografando à Mesa, da Isa e do Felipe. Eles pediram uma receita vegetariana para substituir o perú, que costuma ser o prato principal da ceia. Aproveitei a chance para fazer uma receita que muitas pessoas sempre me pediram, que é o seitan!
Eu tento fazer seitan faz tempo, mas nunca tinha conseguido um resultado que me agradasse 100% para poder compartilhar. Eu gostei muito desta receita do blog Cozinha Vegana e fiz algumas adaptações. O seitan, conhecido também como “carne” de glúten, é obtido da proteína da farinha, que é o glúten.
Este prato não rende muito, mas o seitan sustenta bastante. Ele serve até umas 3 pessoas, se tiver acompanhamentos junto. Aí se você for servir para mais gente, dobre ou triplique a receita.

Ingredientes

Seitan:

(Aprendi no blog Cozinha Vegana)

4 xícaras (de chá) de farinha de trigo branca
1 e 1/2 xícara (de chá) de água
água para deixar de molho e para lavar

Molho para o cozimento:

2 colheres (de sopa) de óleo
3 dentes alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
3 dedos de gengibre cortados (+- 3cm)
1 folha de louro
1/3 de xícara (de chá) de molho tomate
1/2 xícara (de chá) de shoyu
1 e 1/2 xícara (de chá) de água

Molho Madeira:

Molho para o cozimento (receita acima), mas coado (passe em uma peneira para tirar os pedaços dos outros ingredientes e ficar só o caldo)
1/4 de xícara (de chá) de vinho tinto seco (procure uma marca sem isinglass)
1/3 de xícara (de chá) de champignon picados
1 colher (de sopa) de amido de milho misturada com 2 colheres (de sopa) de água

  • Preço médio: R$9,00

  • Serve até 3 pessoas

  • Tempo de preparo: 16 horas (descanso total) + 40 minutos (preparo total) + 30 minutos (forno)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Seitan

Coloque a farinha de trigo e a água em uma vasilha e sove por 10 minutos, até obter uma mistura homogênea. Faça uma bolinha com a massa, cubra com água e deixe de molho por 8 horas. Passado este tempo, coloque esta massa em um escorredor (sobre uma bacia também), e lave até a água sair transparente. (Veja o vídeo)
Deixe o seitan no escorredor, enquanto isso prepare o molho.

Molho para o cozimento

Em uma panela de pressão, coloque o óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem dourados. Adicione o gengibre picado, o molho de tomate, o shoyu, a água e a folha de louro e deixe ferver. Quando estiver fervendo, coloque o seitan, jogue um pouco do caldo sobre ele e tampe. Deixe cozinhar por 20 minutos depois que pegar pressão e desligue.
Coloque o seitan com o caldo em uma vasilha, tampe e deixe marinando na geladeira por 8 horas. Para absorver melhor o molho, faça alguns furinhos nele. Retire o seitan do molho e corte-o em pedaços.
Em uma frigideira com cerca de 2 colheres de sopa de óleo, frite estes pedaços de seitan até ficarem douradinhos. Organize em uma travessa que possa ir ao forno e reserve.

Molho Madeira

Coe o molho do cozimento e coloque-o em uma panela. Adicione o vinho, o champignon e o amido de milho com a água. Misture e deixe ferver.
Jogue este molho sobre os pedaços de seitan da travessa e leve para assar a 240ºC por 30 minutos, e na metade do tempo, regue o seitan com o molho.
Coloque o seitan no prato em que será servido e está pronto!

Dicas

  • Não se assuste, vai bastante água para lavar o seitan. Uma dica é deixar uma bacia embaixo e ir lavando aos poucos, como fiz no vídeo. A bacia e o escorredor também ajudam a não se perder pedaços de seitan durante a lavagem.
  • Você pode fazer um outro molho se preferir, mas procure fazê-lo bem saboroso para o seitan ficar bem temperado.
  • Fiz uma versão 50% integral com esta receita da Bela Gil e gostei bastante também. Você pode usar esta receita se preferir; veja a receita aqui.
  • Você pode assar o seitan inteiro, com o molho madeira, porém eu achei que ele frito e fatiado ficou com uma textura melhor e mais saboroso ainda.
  • Na receita de molho madeira é usado o caldo de carne, com vinho, champignons, aí substitui este caldo pelo molho do seitan.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.