Shimeji no Papelote

O shimeji no papelote, ou papillote (francês), é muito saboroso e bem fácil de fazer! Para mim, basta apenas arroz para acompanhar e já está ótimo! Tem gente que usa manteiga ou margarina; eu prefiro usar o óleo na hora de assar e depois finalizar com um fio de azeite ou óleo de gergelim torrado.

Ingredientes

200 gramas de shimeji fresco (uma bandeja)
1 colher (de sopa) de óleo vegetal (usei o de coco)
3 colheres (de sopa) de shoyu
2 colheres (de sopa) de cebolinha picada
4 dentes de alho pequenos com casca (opcional)
Pimenta do reino moída a gosto

  • Preço médio: R$ 8,00

  • Serve até 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 35 minutos

  • Não contém glúten (dependendo da marca do shoyu)

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 210ºC e separe o shimeji fresco em pequenos ramos. Lave-os com água corrente, e evite deixar os cogumelos de molho, pois absorvem água. Envolva-os em um guardanapo limpo e seco para tirar o excesso de água. Evite pressionar, pois o shimeji é um ingrediente delicado. Em uma travessa, coloque uma folha de papel manteiga com cerca de 30cm, divida-a mentalmente ao meio e coloque os dentes de alho. Adicione os ramos de shimeji e regue com o óleo e com o shoyu. Feche o papelote formando uma espécie de meia lua e leve para assar por cerca de 25 minutos ou até o shimeji estar macio. Retire do forno, abra com cuidado e salpique a cebolinha picada. Se gostar, salpique pimenta do reino moída, e se sentir necessidade adicione sal. Você pode regar com um fio de azeite ou óleo de gergelim torrado para servir. Está pronto!

Dicas

  • Os dentes de alho são opcionais. Adiciono porque amo alho assado, inteirinho. Ele fica bem macio, parece uma manteiguinha. Para servir é só retirar a casca, e servir como acompanhamento do shimeji.
  • Se não tiver o papel manteiga, pode usar o papel alumínio, que dá certo do mesmo jeito.
  • Você pode servir este shimeji com arroz, massa, risotto, pão, torrada, salada, comidas orientais…
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.