Sempre que posso reaproveito todas as partes dos alimentos. Um dia quando estava pesquisando sobre reaproveitamento, descobri que dava para aproveitar a casca do abacaxi também!
Quem não gostar de couve, pode substituir por hortelã, ou fazer sem mesmo (:
Fiz este suco e dei para o Marco tomar sem falar do que era, ele adorou e nem acreditou quando falei que era feito com a casca do abacaxi e com couve! O abacaxi tem significativa quantidade de vitamina C, sendo assim importante na prevenção do escorbuto e aproveitamento do ferro ingerido. É rico também em fibras, que auxiliam no trânsito intestinal e previne doenças como o câncer. Tem função anti-inflamatória e também atua como antioxidante, auxiliando nas funções de reparação celular, desintoxicação e evita a criação de radicais livres. Ajuda no combate ao colesterol, à glicemia, à retenção de líquidos, às dores musculares, às doenças autoimunes, entre outras. Já a couve é rica em minerais como cálcio e o ferro , e em vitaminas A, B6, C. Ajuda a combater problemas associados ao fígado e estômago, e possui ação laxativa. Também é usada para amenizar a asma e a bronquite, como também para diminuir a multiplicação de células cancerígenas. É um alimento com pouquíssimas calorias, podendo ser usada em dietas de restrições calóricas. Vamos à receita do suco? suco de abacaxi com couve

Ingredientes:

Casca de um abacaxi médio (cerca de 3 xícaras de chá)
1 folha de couve manteiga picada
2 xícaras (de chá) de água gelada
Açúcar/adoçante a gosto

Modo de Preparo:

Primeiramente lave bem a casca do abacaxi, em seguida descasque-o normalmente, e pique a casca em pedaços menores. Descarte a coroa, ela não irá no suco.
Em um liquidificador, coloque os pedaços de casca juntamente com 1 folha de couve manteiga picada e 2 xícaras de água bem gelada; adoce com açúcar (ou adoçante) a gosto e bata até ficar uniforme. Em seguida coe. Está pronto!

  • Rende em média para 2 pessoas
  • Não contém glúten
  • Vegan

Fontes:
Nutrição em Foco
Info Escola

 

 

 

 

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.