Chips de Couve
Eu amo couve, inclusive sempre tenho aqui em casa. Há um tempo atrás, descobri a existência desses chips e amei. Eles ficam ótimos para petiscar ou para servir com saladas, refeições e sopas. ♥
Ingredientes
5 folhas grandes de couve manteiga (uso a escura, que é mais firme que a clara)
Aproximadamente 2 colheres (de sopa) de azeite
Sal a gosto
Preço médio: R$2,00
Serve em média 4 pessoas
Tempo de preparo: 40 minutos
Não contém glúten
Vegan
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 ºC. Lave muito bem as folhas de couve. Chacoalhe pra sair o excesso de água e seque muito bem cada uma das folhas com papel toalha ou com um pano de prato limpo.
Remova o talo grosso com o auxílio de uma faca e rasgue as folhas em pedaços grosseiros.
Coloque esses pedaços em assadeiras grandes levemente untadas com azeite, de modo que não fiquem sobrepostos.
Pincele aproximadamente 2 colheres de sopa de azeite sobre a superfície dos pedaços de couve. Salpique um pouco de sal e leve pra assar por cerca de 25 minutos ou até as folhas estarem crocantes.
Espere esfriarem por alguns minutinhos antes de servir. As folhas ficarão ainda mais firmes. Está pronto!
Dicas
- Quanto mais dura a sua folha, mais crocantes seus chips vão ficar. Existem alguns tipos de couve no mercado: a que tem tonalidade de um verde mais claro, que é mais molinha, e uma com um tom verde mais escuro, que é mais firme; tem também a kale, que é uma couve importada, meio rara de se encontrar aqui no Brasil, que é mais firme ainda. Como não encontro esta kale por aqui, uso essa couve mais escura e tenho ótimos resultados.
- Essa é uma receita bem fácil de preparar; para as minhas refeições, enquanto faço a salada ou a sopa, deixo eles no forno.
- O ideal é consumir esses chips no dia, pois é quando estarão bem crocantes. Mas já guardei em um pote de vidro bem fechadinho e ainda continuaram bons, crocantes por uns 2 dias.
- Além de usar o sal, você pode por um pouco de orégano, alecrim ou ervas finas.
- Ah, o talo que você retirou das folhas pode ser reaproveitado em refogadinhos ou farofa.
- Veja também: chips de legumes e chips de banana verde.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.
Nos acompanhe nas redes sociais!