“Danoninho” de Inhame

O inhame é um alimento muito nutritivo, mas pouco querido devido à sua consistência, que muita gente não gosta. Como ele é neutro, pode ser usado em diversas receitas, tanto salgadas quanto doces, e ele fica perfeito nesta versão saudável e vegana de danoninho, nossa sugestão de receita para o dia das crianças!
Ele fica bem gostoso, é uma ótima forma pra consumir inhame, principalmente por quem não gosta. Lembrando que é uma versão, não tem como ficar igual, porque não leva os mesmos ingredientes, mas é bem gostoso (:
Se quiser uma versão mais parecida, eu recomendo que faça o “iogurte de morango”.

Ingredientes

250g de inhames picados (cerca de 2 unidades médias descascadas)
250g de morangos lavados e picados
1 banana pequena (cerca de 1/2 xícara)
1 colher (de sopa) de suco de limão
Açúcar/melado a gosto

  • Preço médio: R$6,00

  • Rende cerca 400ml

  • Tempo de preparo: 4h (congelamento banana) + 30 minutos (preparo) + 5h (geladeira)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Corte a banana, coloque em uma vasilha e leve pra congelar, o que vai levar cerca de 4 horas.
Cozinhe os inhames cortados até ficarem bem macios. (quanto mais macio, mais cremoso)
Em um processador ou liquidificador potente, coloque os inhames cozidos, os morangos, a banana congelada, o suco de limão, adoce a gosto e bata até obter um creme uniforme. Coloque em uma vasilha e leve à geladeira até ficar gelado, o que vai levar mais ou menos 5h. Está pronto!

Dicas

  • Esta é uma opção mais saudável que o danoninho industrializado, porque além de não ter todo aquele açúcar, corantes e conservantes, tem o inhame e é feito com ingredientes naturais (que você pode colocar conforme o seu gosto – pode por mais inhame, mais morango, mais limão). Se suas frutas estiverem docinhas, nem precisa por açúcar.
  • Você inclusive pode substituir o açúcar por melado, ou usar açúcar mascavo, de coco…
  • Ao invés do morango, pode fazer esta receita no sabor banana, mamão, manga, pode também por um pouco de leite de coco de vidrinho e raspas de coco.
  • Você não precisa colocar a banana, eu gosto de por porque a banana congelada tem uma textura diferente, fica bem cremosa (como você pode ver aqui). Como a banana é docinha, ajuda a diminuir a quantidade de açúcar da receita. Adaptei esta receita do canal “Na casa do China” e inclui a banana e o limão.
  • Esta receita rende mais ou menos 400ml e é perfeita pra servir com melado e granola. Guarde o que sobrar na geladeira em um recipiente fechado por até 3 dias.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.