Chantilly Vegano

Quem acompanha o blog, sabe que eu estou em busca de uma receita de chantilly vegano há um bom tempo. Testei diversas receitas, mas infelizmente não fiquei satisfeita com nenhuma delas, até descobrir essa. Meus problemas acabaram quando a Tatiane de Aguiar Oioli Santos descobriu o meu canal e me passou uma receita chamada cobertura mágica! Ela sugeriu que eu trocasse o leite de vaca pelo de soja e aumentar um pouco a quantidade de emulsificante, e foi isso que eu fiz. Acho que nunca fiquei tão feliz com o resultado de uma receita. Muito obrigada mesmo, Tatiane!
Ela me falou também da possibilidade de fazer o chantilly colorido. Eu não tive a oportunidade de testar com corantes, mas compartilho com vocês uma receita muito bacana lá do site Dulce Delight. Para ver a receita do corante, clique aqui.
Fiz estudos e testes por duas semanas, e o resultado que compartilho com vocês foi o que mais me agradou! Devido ao meu trabalho, peço encarecidamente que, caso for copiar este post, coloque os devidos créditos e o vídeo, pois é onde mostro o ponto certo do chantilly.

Ingredientes

3/4 de xícara (de chá) de leite de soja
1/4 de xícara (de chá) de suco de laranja (usei a pêra)
1 xícara (de chá) de açúcar cristal
1 e 1/2 colher (de sopa) de emulsificante

  • Preço médio: R$4,00

  • Rende bastante (não sei dizer ao certo a quantidade, mas cobre um bolo alto com uns 25cm de diâmetro tranquilamente)

  • Tempo de preparo: 4h10min

  • Não contém glúten

  • Vegan

A receita original era esta aqui. Não consegui acessar a receita por um tempo, e agora deu! Me mandaram um link e atualizei aqui. Mas vou manter os ingredientes da receita original aqui embaixo para caso não conseguir entrar novamente.
Os ingredientes eram:
1 xícara de leite congelado; suco de uma laranja; 1 xícara de açúcar e 1/2 colher de sopa de emulsificante.
E era para bater até conseguir o ponto de chantilly!

Fiz algumas alterações como diminuir a quantidade de líquido para o chantilly ficar mais firme (caso quiser, você pode colocar 1 xícara de leite, só que ele fica mais firminho com 3/4); usei o açúcar cristal, cheguei a testar com o refinado uma vez e infelizmente não deu certo; arredondei a quantidade do suco de laranja, e notei melhoria no chantilly com a alteração de velocidade da batedeira!

Modo de preparo

Coloque o leite de soja em uma vasilha, tampe e leve ao freezer por pelo menos 4 horas. Quebre-o em pedaços bem pequenos e coloque em uma batedeira. Adicione também o suco, o açúcar e o emulsificante, e bata em velocidade média até a mistura ficar quase branca (o que vai levar poucos minutos). Em seguida, acelere a velocidade e deixe batendo até ele ficar com a consistência firme (como no vídeo). Seu chantilly vai ficar pronto em um total de 10 minutos. Ele precisa ficar com a consistência bem firme e não escorrer da colher, por isso dá para usá-lo com o bico de confeitar.
Você pode cobrir bolos, cupcakes ou comer como morangos!

Dicas

  • Nesta receita eu usei o leite de soja, mas testei com o leite de amêndoas e de amendoim e também deu certo!
  • Use o leite beeem gelado! Se estiver muito duro para quebrar, coloque por 15 segundos no micro-ondas.
  • Este chantilly não pode ser aquecido (ir no forno, como aquele merengue feito com claras em neve).
  • Recomendo o uso de xícaras e colheres medidoras para a quantidade ficar mais precisa. São vendidas em lojas de 1,99 e têm o preço acessível. A xícara que eu uso tem 240ml e a colher 15ml.
  • Comprei o meu emulsificante Marvigel em uma loja de doces de minha cidade, que vende coisas em atacado e varejo; e o da Arcolor comprei online, na loja Santo Antonio.
  • Cuidado com o emulsificante, parece que algum ingrediente da composição de alguns pode ser de origem animal. Não sei afirmar qual é e se esta informação é realmente verdade. Mas de qualquer forma, sempre consulte o SAC do produto que você for comprar, e foi isso que eu fiz. Como não conhecia direito, resolvi ligar nos SACs para me informar.
    Eu usei duas marcas veganas nos meus testes e deu certo com ambas!
    – Arcolor para bolos – liguei no SAC da empresa e confirmei a informação que já tinha visto no blog Chubby Vegan;
    – Marvigel (Marvi) – Mandei e-mail para a empresa, e a funcionária Dirce me respondeu com a seguinte mensagem:

“Bom dia, Paula Lumi.
Agradeço seu contato e o interesse por nossa empresa. 
Informo que em nosso indústria só utilizamos gorduras de origem vegetal
e que nossos fornecedores têm certificado BDK.”

  • A seguidora Bianca Basile Parracho compartilhou comigo que o emulsificante Mix também é vegano. Ela obteve essa informação através do contato com a empresa.
  • Lembre-se, se tiver dúvida sobre algum produto ou composição, caso não entender a lista de ingredientes, entre em contato com a empresa.
  • Se for para eu escolher qual das duas marcas eu prefiro, eu opto pela Marvigel, pois achei o sabor um pouco mais suave. O preço das duas marcas é praticamente o mesmo, na faixa dos 3 e 4 reais. Um potinho de emulsificante pode render até 4 receitas de chantilly.
  • Para armazenar: rendeu tanto chantilly, mas tanto, que consegui cobrir um bolo de 20cm, e ainda sobrou o suficiente para cobrir um outro igual. Guardei na geladeira em um pote com plástico pvc em cima, e ficou bom por uns 2 dias, no terceiro começou a criar uma água embaixo e resolvi descartar.