Pavê de Pêssegos
Este pavê de pêssegos é uma sobremesa super deliciosa e levinha. Ele é muito fácil de fazer e pode ser preparado nas vésperas do ano novo, para ser servido no dia seguinte, na ceia.
Ingredientes
3 xícaras (de chá) de leite de amêndoas (Veja a receita do leite de amêndoas aqui)
4 colheres (de sopa) de açúcar cristal ou demerara
1/4 de colher (de chá) de essência/extrato de baunilha (ou mais, se você preferir)
1/2 xícara (de chá) de água misturada com 4 colheres (de sopa) de amido de milho
1/2 de xícara (de chá) de leite de coco de vidrinho
1 lata de pêssegos em calda (cerca de 450g de peso drenado)
1 pacote de bolachas/biscoitos tipo maisena (existem veganas)
Preço médio: R$16,00
Serve até 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos (preparo) + pelo menos 8 horas para servir
Contém glúten
Vegan
Modo de preparo
Em uma panela em fogo médio, coloque o leite de amêndoas, o açúcar e a essência de baunilha. Misture e deixe ferver. Abaixe o fogo e adicione o amido de milho misturado na água, misture e deixe engrossar. Desligue e acrescente o leite de coco e misture. Reserve.
Pique os pêssegos em calda em fatias finas, reserve também.
Molhe bolachas maisena na calda do pêssegos e monte o pavê intercalando camadas de bolacha, creme e pêssego. Finalize com uma camada de creme para poder decorar.
Você pode montar esta receita em tacinhas individuais ou em uma travessa grande (veja a montagem no vídeo), lembrando que quanto mais alta e estreita sua travessa for, mais camadas seu pavê terá.
Se você for montar na travessa, evite colocar muito creme entre as camadas, senão ficará muito mole e difícil de cortar. Nas tacinhas, como vai ser o pavê vai ser comido de colher, não terá este problema. O rendimento dependerá da quantidade e tamanho das taças que você tiver e quantidade de ingredientes que colocar em cada uma. Mas esta receita serve em média 4 pessoas.
Cubra e leve à geladeira por pelo menos 8 horas antes de servir. Está pronto!
Dicas
- Você pode usar o leite de coco caseiro (veja aqui), o de amendoim (aqui), o de castanha do pará (aqui) e o de soja para preparar este pavê.
- Existem bolachas do tipo maisena veganas, é só ficar atento aos ingredientes da embalagem.
- Eu gosto de deixar o pavê descansando na geladeira por 24 horas antes de servir, mas caso você estiver com pressa, a partir de 8 horas/10 horas já está ótimo!
- A minha travessa tinha 25cm x 7cm de altura.
- O ideal é consumir em 2 ou 3 dias; guarde na geladeira em uma vasilha fechada.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.
Nos acompanhe nas redes sociais!