Leite Vegetal

Uma ótima opção para para veganos, esse alimento é saudável, prático e útil. Além de ser fonte de nutrientes, pode ser fonte de fibras e minerais. “Os leites vegetais sofrem pouco processamento e não contêm colesterol”, explica Nádia Neves, professora do curso de nutrição da Faculdade Anhanguera de Brasília.
A profissional esclarece os benefícios de cada um dos leites assim fica mais fácil na hora de você saber qual preparar. Confira!

LeitevegetalPadraoArtigos

  • Leite de amendoim: antioxidante, ele protege o organismo dos radicais livres.
  • Leite de aveia: rica em fibras solúveis, a aveia auxilia no controle da glicemia e no bom funcionamento do intestino. Além disso, as fibras presentes no alimento ainda proporcionam sensação de saciedade.
  • Leite de amêndoas: essa oleaginosa ajuda na redução do colesterol ruim e é fonte de magnésio, ferro e cálcio.
  • Leite de arroz: nesse preparo, prefira o grão integral, que é desintoxicante, rico em proteínas e carboidratos.
  • Leite de soja: o mais fácil de ser encontrado nas prateleiras dos supermercados, ele apresenta alto teor de cálcio, potássio e magnésio. Também é livre de colesterol.
  • Leite de castanha-de-caju: de baixo índice glicêmico, é excelente fonte de ferro e vitaminas do complexo B.

Dicas:

#FICAADICA

Além de acompanhado de café, cacau e frutas, o leite vegetal também pode ser utilizado em preparos culinários, como nessa panqueca que a Nádia Neves nos ensina a fazer:

Panqueca Vegana

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite de arroz
2 colheres de sopa de óleo de canola
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Desligue e deixe descansar por, aproximadamente, 10 minutos.
Em uma frigideira antiaderente, quente e untada com um pouquinho de azeite, coloque uma pequena porção de massa para formar os disquinhos da panqueca. Deixe dourar dos dois lados.
Recheie como preferir.

PanquecaVeganaPadraoArtigos

Consultoria: Nádia Neves, professora do curso de nutrição da Faculdade Anhanguera de Brasília

Apaixonada por corujas, balões, livros e chocolate. Formada em jornalismo, já atuou como redatora em revistas femininas na Editora Alto Astral. Queria estudar gastronomia, moda e design, mas por enquanto ocupa os dias como Analista de Mídias Sociais em um estúdio de tatuagem e assistindo séries no Netflix.