Leite de Amêndoas
O leite de amêndoas é um leite vegetal bem leve e gostoso. Ele pode ser usado como substituto do leite de soja em várias receitas (como bolos, caldos, vitaminas) e na minha opinião fica até melhor, por ele ser levinho assim, sem aquele gosto marcante que a soja tem.
Uma vez, no supermercado, vi o preço de uma caixinha de leite de amêndoas e quase caí pra trás! R$17,00! Parei e pensei: “amêndoas são um pouquinho caras mesmo, e ainda tem que preparar o leite, o que deve ser complicado”. Pesquisei e descobri o contrário, é super fácil de fazer e com um pouco de amêndoas você faz uns 700ml de leite, rende muito!
Ingredientes
1 xícara (de chá) de amêndoas cruas
3 xícaras (de chá) de água filtrada
1 colher (de chá) de essência de baunilha (opcional)
Preço médio: R$ 10,00
Rendimento médio: 720ml
Tempo de preparo: 12h (molho) + 10min (preparo)
Não contém glúten
Vegan
Modo de preparo
Em uma vasilha funda, coloque as amêndoas cobertas com o dobro de água (bem cobertas), e deixe de molho por 12 horas (à partir de 8h já é possível utilizar, mas com 12h elas ficam mais macias). Se estiver muito calor, tampe e coloque na geladeira. Escorra a água e coloque as amêndoas em um liquidificador juntamente com a água e a essência de baunilha. Bata tudo até virar uma mistura cremosa e esbranquiçada. Coe em uma peneira bem fininha ou com um paninho higienizado, mas não jogue fora os resíduos, porque são nutritivos e podem ser usados em outras receitas, como patês, enriquecer bolos e pães, vitaminas, ou mesmo na salada. Está pronto!
*Para fazer caldos como o molho branco não use a essência de baunilha, apenas as amêndoas e a água! (:
Dicas
- Guarde em uma embalagem bem fechada, de preferência de vidro e esterilizada, por até 5 dias. Mexa antes de consumir.
- Você pode bater o leite com tâmaras, ao invés de usar essência de baunilha.
- Guarde os resíduos das amêndoas! Você pode temperar com azeite, sal e limão, e comer como “ricota”, com pão; salpicar sobre receitas; colocar em massas de pães e bolos. Pode fazer este bolo de banana, este tabule e estes cookies (use no lugar do okara).
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.
Nos acompanhe nas redes sociais!