Leite de Amêndoas

O leite de amêndoas é um leite vegetal bem leve e gostoso. Ele pode ser usado como substituto do leite de soja em várias receitas (como bolos, caldos, vitaminas) e na minha opinião fica até melhor, por ele ser levinho assim, sem aquele gosto marcante que a soja tem.
Uma vez vi o preço de uma caixinha de leite de amêndoas para vender no supermercado, olhei o preço e quase caí pra trás! R$14,00! Parei e pensei: “amêndoas são um pouquinho caras mesmo, e ainda tem que preparar o leite, o que deve ser complicado”. Pesquisei e descobri o contrário, é super fácil de fazer e com um pouco de amêndoas você faz uns 700ml de leite, rende muito!

Ingredientes

1 xícara (de chá) de amêndoas cruas
3 xícaras (de chá) de água filtrada
1 colher (de chá) de essência de baunilha (opcional)

  • Preço médio: R$ 8,00

  • Rendimento médio: 720ml

  • Tempo de preparo: 12h (molho) + 10min (preparo)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma vasilha funda, coloque as amêndoas cobertas com o dobro de água (bem cobertas), e deixe de molho por 12 horas. Se estiver muito calor, tampe e coloque na geladeira. Escorra a água e coloque as amêndoas em um liquidificador juntamente com a água e a essência de baunilha. Bata tudo até virar uma mistura cremosa e esbranquiçada. Coe em uma peneira bem fininha ou com um paninho higienizado, mas não jogue fora os resíduos, porque são nutritivos e podem ser usados em outras receitas, como patês, enriquecer bolos e pães, vitaminas, ou mesmo na salada. Está pronto!
*Para fazer caldos como o molho branco não use a essência de baunilha, apenas as amêndoas e a água! (:

Dicas

  • Guarde em uma embalagem bem fechada, de preferência de vidro e esterilizada, por até 5 dias. Mexa antes de consumir.
  • Você pode bater o leite com tâmaras, ao invés de usar essência de baunilha.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.