“Arroz de Brócolis” com Amêndoas e Alho

Este arroz de brócolis com amêndoas e alho fica bem saboroso e é perfeito para acompanhar a sua ceia, inclusive é uma ótima opção pra reaproveitar as folhas do brócolis.♥ Descobri esta receita no canal da Rita Lobo, em um episódio voltado só para o brócolis, aí testei e amei. Com o tempo, fiz pequenas adaptações e estou compartilhando como faço aqui em casa com vocês. (:

Ingredientes

1 xícara (de chá) de amêndoas cruas
1 e 1/2 xícara (de chá) de arroz agulhinha ou parboilizado
100g de folhas de brócolis
150g de flores de brócolis picadas
3 e 1/2 xícaras (de chá) de água
½ cebola picada
8 dentes de alho (3 picados e 5 fatiados em lâminas)
1 pitada de bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto (uso mais ou menos 1/2 colher de chá)

  • Preço médio: R$14,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 40 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Ferva água, coloque as amêndoas cruas e deixe cozinhar até elas subirem, o que vai levar cerca de 2 minutos. Este processo ajuda na remoção das cascas. Retire-as com uma escumadeira, escorra e retire as cascas. É só apertar com cuidado (obs: elas voam longe, coloque a mão para proteger).
Espalhe as amêndoas em uma assadeira e leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando para dourarem uniformemente. Corte as amêndoas em pedaços menores e reserve.
Em um liquidificador, coloque a água, as folhas de brócolis limpas, bata bem e reserve.
Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue a picada e 3 dentes de alho picados até ficarem levemente dourados. Adicione o arroz, tempere com sal e refogue por um minuto.
Acrescente a água de brócolis, coloque uma pitadinha de bicarbonato de sódio, que vai realçar o verde do arroz, as flores de brócolis picadas e misture rapidamente.
Deixe semi tampado e deixe cozinhar em fogo baixo até a água secar. Desligue, tampe e deixe descansar por 5 minutos (o vapor vai ajudar a terminar de cozinhar o arroz).
Em uma frigideira, coloque o azeite, os outros 5 dentes de alho fatiados e frite bem fogo baixo até ficarem levemente dourados. Coloque sobre um papel pra secar o excesso de azeite.
Salpique as amêndoas e o alho sobre o arroz e está pronto.

Dicas

  • Não testei com o arroz integral, mas acho que dá certo. Como ele é mais duro, recomendo que você refogue e cozinhe em um pouco de água, cerca de 1 e 1/2 xícara de água quente, antes de por a água batida, as flores de brócolis e o bicarbonato.
  • A quantidade de brócolis desta receita (folhas e flores) equivale à meio maço pequeno.
  • Você pode fazer sem as flores, só com as folhas, como uma forma de incrementar o seu arroz e reaproveitar as folhas do brócolis, no seu dia a dia.
  • Depois que colocou o bicarbonato e as flores de brócolis, evite ficar mexendo muito, senão o seu arroz pode ficar empapado.
  • Eu gosto de por amêndoas ou castanha de caju, mas você pode por nozes, sementes de abóbora ou de girassol. Pode por outros ingredientes, como uvas passas, cebolinha.
  • Este arroz é perfeito para acompanhar algumas receitas que já ensinei aqui, como o rocambole de lentilha, o assado de grão de bico, o seitan ao molho madeira, o ratatouille. Veja outras sugestões de receitas para a ceia aqui.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.