Arroz com Lentilhas e Cebolas (Mjadra)

Eu faço este arroz pelo menos uma vez por semana, porque gostamos muito dele e é bem fácil de fazer. É minha versão de mjadra, mujadra, mujaddara (já vi escrito e pronunciado de diversas formas, porém não sei dizer), um prato típico do oriente médio. Este arroz leva poucos ingredientes, fica pronto em cerca de meia hora, e como tem a lentilha, fica mais nutritivo, e pode ser uma refeição completa, tanto que só sirvo acompanhado de uma saladinha.

Ingredientes

1/2 xícara (de chá) de lentilhas cruas
3 dentes de alho grandes
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1 xícara (de chá) de arroz parboilizado ou agulhinha
Água quente (cerca de 3 xícaras)
2 colheres (de sopa) de óleo ou azeite
350g de cebolas fatiadas (2 cebolas médias)
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Sal a gosto
Comingo a gosto
Pimenta do reino a gosto

  • Preço médio: R$6,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 8 horas (molho da lentilha) + 30 minutos (preparo)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, coloque a lentilha em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 8 horas (veja o por quê de deixar de molho aqui). Escorra, lave e reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a 1/2 xícara de cebola picada até ficarem levemente dourados.
Acrescente a lentilha e refogue por cerca de 2 minutos. Adicione o arroz, tempere com sal a gosto e refogue por mais um minuto. Adicione água quente suficiente pra cozinhar, eu usei um total de 3 xícaras. Cozinhe até o arroz ficar macio e a água ter secado completamente.
Enquanto isso, prepare as cebolas. O tempo de preparo das cebolas é praticamente o mesmo do arroz cozinhar.
Em uma frigideira antiaderente grande e em fogo baixo, coloque cerca de 2 colheres de sopa de óleo ou azeite e adicione as 350g de cebolas fatiadas. Tempere com sal a gosto e refogue até as cebolas ficarem bem murchas e douradas, o que vai levar mais ou menos 20 minutos. É importante mexer sempre, para cozinharem uniformemente e não queimarem.
Desligue, acrescente a salsinha e cebolinha picadas e tempere com cominho e pimenta moída a gosto. Misture e adicione o arroz cozido. Misture mais uma vez e está pronto!

Dicas

  • Eu só testei com arroz parboilizado e agulhinha, mas acho que dá pra fazer com o integral. Eu só mudaria um pouco o processo, porque ele é mais durinho. No caso, refogaria o alho e a cebola, colocaria o arroz, a água e deixaria cozinhar por um tempo, depois adicionaria a lentilha. Se colocar a lentilha antes do arroz, pode ser que ela passe do ponto.
  • Não corte as cebolas muito grossas, senão vai demorar muito tempo pra ficarem caramelizadas, naquele tom marrom dourado, do vídeo.
  • O cominho, a salsinha, a cebolinha e pimenta são opcionais, mas eu recomendo muito que você use, especialmente o cominho.
  • Você pode adicionar mais temperos do seu gosto, como pimenta síria, páprica picante, curry em pó.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.