Berinjela Recheada com Arroz Frito e Tofu Grelhado

Essa é uma receita super simples e que muita gente já deve ter feito algum dia. Aqui no Presunto mesmo tem a receita da berinjela recheada com proteína de soja que é simplesmente deliciosa! Mas, nesse caso, usei apenas arroz integral e tofu. Isso porque eu sempre tento aproveitar aquele restinho de arroz que fica na geladeira e que dá a maior dó de não usar. Eis que ficou super gostoso e ainda é uma ótima forma de reutilizar o arroz que talvez fosse ser descartado.
Quanto ao tofu, é sucesso na certa! Eu adoro fazer ele assim grelhadinho na frigideira e até quem não gosta de tofu come como se não houvesse amanhã. Se você não tiver açafrão em casa, pode tranquilamente temperar com outro tempero de sua escolha, como a páprica, alho em pó ou curry, por exemplo.
Essa é uma ótima opção de prato principal ou acompanhamento e também combina carboidratos, proteína, fibras e muitos nutrientes ótimos para a nossa saúde. Espero que gostem!

Ingredientes

2 berinjelas
1 xícara de arroz integral (ou normal) cozido
2 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 colher de chá de cominho em pó
Salsinha
Opcional para servir: azeitonas e tomate cereja

Para o tofu:

200g de tofu
Suco de meio limão
Açafrão em pó
Azeite
Sal e pimenta a gosto

  • Preço médio: R$8,00

  • Rende 2 porções

  • Tempo de preparo: cerca de 30 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

berinjelarecheadaarrozpadraoartigos

Modo de preparo

Lave e corte as berinjelas ao meio. Faça cortes na polpa da berinjela, tempere com azeite e sal e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até elas estarem macias. Enquanto isso, frite o arroz.
Em uma panela média, refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem douradinhos. Adicione o arroz integral (ou normal) cozido e deixe fritar por aproximadamente 10 minutos. Adicione a salsinha e cheque o sal.
Retire as berinjelas do forno e, com um garfo, mexa a polpa para ela ficar mais pastosa. Adicione o arroz frito e leve ao forno novamente por 10 minutos.
Retire e sirva com os tofus grelhados, azeitona e tomatinhos! Também fica uma delícia ralar um pouco de castanha do pará em cima do prato. 🙂

Para o tofu grelhado:

Em um recipiente, misture o tofu com o limão, açafrão e sal e deixe marinando por aproximadamente 10 minutos.
Depois, corte o tofu em cubinhos e, em uma frigideira, aqueça o azeite e coloque os cubinhos para fritarem por aproximadamente 15 minutos em fogo alto, para ficarem bem sequinhos e torradinhos. (melhor se a frigideira for anti-aderente, para que fritem mesmo depois que o azeite tiver secado). Vá virando o lado para que fiquem iguais dos dois lados.
Depois é só servir de acordo com a sua preferência.

Dicas

  • Se quiser dar uma aliviada no amargo da berinjela, deixe-a de molho antes do preparo submersa em água com uma pitada de sal e vinagre por aproximadamente 15 minutos.
  • Aconselho consumir o tofu na hora em que ficar pronto para estar bem crocantezinho! 🙂
  • Também fica ótimo colocar um pouco de molho de tomate na berinjela antes de voltar ao forno.
Jornalista certificada em Nutrição Culinária pelo Natural Gourmet Institute. Apaixonada por hortas, vegetais, alimentação natural, práticas sustentáveis e quinhentas mil outras coisas. É autora no blog de receitas vegetarianas / veganas Herbivoraz, onde publica suas aventuras gastronômicas e dicas para um estilo de vida mais sustentável.