Bolo de Coco (Vegan)

Este bolo de coco fica bem gostoso, é bem fácil de preparar e leva ingredientes acessíveis, inclusive é uma boa forma para aproveitar os resíduos do leite de coco.
Usei como base esta receita aqui, mas fiz algumas alterações e gostei bastante do resultado (:

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de farinha de trigo branca
3/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1/2 xícara (de chá) de óleo
1 xícara (de chá) de leite de coco caseiro
1 xícara (de chá) de coco ralado
1/4 de colher (de chá) de sal
1 colher (de sopa) de vinagre branco
1 colher (de sopa) de fermento químico em pó

  • Preço médio: R$4,00 (sem o beijinho)

  • Um bolo com cerca de 20cm de diâmetro

  • Tempo de preparo: 10 minutos (preparo) + 35 minutos (forno)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 210ºC e unte uma assadeira média com óleo e farinha.
Em uma vasilha, coloque a farinha, o açúcar, o óleo, o leite de coco, o coco ralado, o sal, o vinagre e misture bem. Adicione o fermento e misture delicadamente. Coloque esta massa na forma untada e leve para assar por cerca de 35 minutos ou até você espetar uma faca ou palito e ele sair limpo.
Se quiser, sirva com o beijinho, que ensinei nesta receita aqui. Você pode usar os resíduos do leite de coco para prepará-lo também. Deixe o beijinho cozinhar por até 15 minutos, antes de ficar no ponto de enrolar. Está pronto!

Dicas

  • Você pode fazer este bolo com o coco ralado e com os resíduos do leite de coco. Como estes resíduos já foram usados para fazer o leite, batidos com água, parte do sabor de coco já se foi. Então, se você usar os resíduos para fazer este bolo, ele não ficará com o sabor de coco muito forte, mas textura que o coco dá a massa é muito gostosa. Se você quiser o sabor de coco mais pronunciado, aí sugiro usar o coco ralado mesmo.
  • No lugar do leite de coco você pode usar o leite de amêndoas (aqui) e o de amendoim (aqui).
  • Se quiser, você pode colocar um pouquinho de raspas de laranja ou limão na massa, fica bem gostoso também.
  • Ainda não testei ainda uma versão sem glúten e integral; caso você conhecer alguma, compartilha aqui com a gente?
  • Update: A leitora Carla Tomasin compartilhou uma versão sem glúten que ela faz e que dá certo ♥:
    Bater no liquidificador 200ml de leite de coco, 1 xícara de água, 1/3 xícara de óleo, 1 1/4 xícara de açúcar mascavo . Reserve.
    Em uma tigela, misturar 200g de coco ralado, 2 1/3 xícaras de farinha de arroz e a mistura líquida. Acrescentar 2 colheres (sopa) de fermento químico em pó, misturar delicadamente. (A massa é mole mesmo)
    Colocar a massa na assadeira untada e assar em fogo médio/alto até você espetar uma faca e sair limpa. Ela usa leite de coco e o coco de saquinho comprados prontos.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.