Bolo de Milho
Atendendo a pedidos de leitores, compartilho neste post uma receitinha de bolo de milho deliciosa e bem fácil de preparar! Cheguei neste resultado depois de alguns testes e fiquei bem contente com a receita. ♥
Ingredientes
1 xícara (de chá) de de água
1/3 de xícara (de chá) de óleo vegetal
1 e 1/2 xícaras (de chá) de milho cru (cerca de 3 espigas)
1/2 xícara (de chá) de coco ralado não adoçado
3/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1 xícara (de chá) de fubá mimoso
1 colher (de sopa) de vinagre branco ou de maçã
1 colher (de sopa) de fermento químico em pó
Uma pitada de sal
Preço médio: R$4,00
Rende uma forma de 20cm de diâmetro
Tempo de preparo: 10 minutos (preparo) + 40 minutos (forno)
Não contém glúten
Vegan
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 210ºC e unte uma assadeira média com óleo e fubá.
Em um liquidificador, coloque a água, o óleo, o milho, o coco ralado, o açúcar, o fubá, o vinagre, uma pitada de sal e bata até obter uma mistura uniforme. Acrescente o fermento químico em pó e bata rapidamente para misturar.
Coloque esta massa na forma e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até espetar uma faca ou garfo e sair limpo.
Se quiser, você pode derreter cerca de 1 xícara de goiabada bem picadinha com água para fazer uma calda. É só misturar a goiabada, com cerca de 1/2 xícara de água e deixar cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre até ficar bem derretida. Caso necessário, coloque mais água. Está pronto!
Dicas
- Quando o bolo é amarelo, eu gosto de untar a forma com fubá, porque o bolo não fica com aquelas marquinhas brancas de farinha de trigo. Mas se você quiser/preferir, pode usar a farinha de trigo para untar.
- No lugar da água, você pode usar leite de amêndoas (receita aqui), de amendoim (aqui) ou de coco caseiro (aqui). Eu optei por usar a água mesmo por ser mais fácil, barata e também porque não notei tanta diferença quando usei leites vegetais.
- Você pode usar os resíduos do leite de coco no lugar do coco ralado.
- Sempre recebo dúvidas sobre o uso do vinagre em bolos. Ele reage com o fermento e ajuda a deixar a massa mais fofinha, e não deixa gosto no bolo.
- Não testei fazer este bolo com o milho vendido em lata, mas acredito que dê certo se usar a mesma quantidade.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.
Nos acompanhe nas redes sociais!