Bolo de Cacau Vegano de Caneca

Às vezes a gente está com vontade de comer um docinho, mas não está muito a fim de ir pra cozinha, então esta receita de bolo de caneca é perfeita pra estes momentos, porque fica pronta em 5 minutos e não faz quase nada de bagunça. ♥ A massa fica bem fofinha, gostosa, e embora eu prefira fazer bolos “normais” (como o de cacau), este ficou bem gostoso!

Ingredientes

4 colheres (de sopa) de farinha de trigo (ou farinha de aveia)
2 colheres (de sopa) de cacau em pó
2 colheres (de sopa) de açúcar demerara, cristal ou mascavo
1 colher (de chá) de fermento químico em pó
1 pitada de sal
4 colheres (de chá) de óleo vegetal (pode ser de coco, não recomendo azeite)
1/4 de colher (de chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (de chá) de vinagre branco ou suco de limão
7 colheres (de sopa) de água
Manteiga de amendoim ou chocolate sem leite derretido (opcional)
Nibs de cacau, castanhas ou amendoim triturados ou frutas secas (opcional)

  • Preço médio: R$1,00 (proporcional aos ingredientes utilizados)

  • Rende 1 caneca

  • Tempo de preparo: 5 minutos (microondas) ou 22 minutos (forno)

  • Pode conter ou não glúten (depende da farinha utilizada)*

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma caneca de cerâmica com no mínimo 360 ml, coloque a farinha de trigo, o cacau em pó, o açúcar, o fermento, uma pitadinha de sal e misture bem até ficar bem uniforme.
Adicione o óleo, o extrato de baunilha, o vinagre, adicione 4 colheres de água e misture bem, até obter uma pasta uniforme. Não recomendo por toda a água de uma só vez, pois ficará difícil de mexer.
Acrescente as outras 3 colheres de água e misture até obter uma mistura uniforme.
Leve ao microondas para assar em potência alta por 3 minutos (o tempo pode variar conforme a potência do seu eletrodoméstico).
Ou leve para assar em forno pré aquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos ou até você espetar uma faca e ela sair limpa. Coloque a caneca sobre uma assadeira para levar ao forno.
Sirva com manteiga de amendoim ou chocolate derretido e salpique nibs de cacau, castanha, amendoim ou frutas secas. Está pronto!
(Recomendo que consuma este bolinho no dia)

Dicas

  • Esta receita combina muito com manteiga de amendoim. Eu tentei colocar na massa pra assar, só que ela afundou e acabou virando parte da massa do bolo. Não atrapalhou na consistência da receita, mas eu confesso que prefiro colocar na hora de servir e salpicar amendoim, nibs de cacau, frutinhas ou até raspas de chocolate sem leite.
  • Você também pode colocar alguns pedacinhos de chocolate sem leite na massa, como ensinei no bolo double chocolate. Não pique muito pequeno, senão irão sumir.
  • Se gostar, pode substituir a água por café coado, não adoçado, e em temperatura ambiente.
  • Você pode fazer com metade de farinha de trigo integral e metade de farinha branca, ou metade de farinha branca e metade de farinha de aveia.
  • * Existem farinhas de aveia sem glúten. A aveia naturalmente não tem glúten, o que ocorre com ela é contaminação cruzada. Estas opções sem glúten geralmente são vendidas em lojas de produtos naturais ou empórios de grãos.
  • Sobre a farinha de aveia: você pode fazer com ela e levar pra assar no forno, porém, nas vezes que fiz, o bolinho deu uma leve murchada, enquanto no microondas isso não aconteceu. O sabor e a textura continuam bons, mas ele acaba abaixando um pouco.
  • Adaptei esta receita daqui.